Navegando em todos os artigos FONASC RJ

NOTA DE PESAR – ATENA CLÍMACO

NOTA DE PESAR

É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Atena Clímaco, filha do coordenador nacional do FONASC-CBH, João Clímaco. Atena era uma grande mulher, forte, guerreira, ótima mãe e filha que viveu intensamente e com muita bravura. Ela deixa quatro filhos e muita saudade.

O FONASC-CBH em todas as regiões do Brasil não tem palavras ou gestos para aliviar uma dor tão grande como essa. Mas deixamos nossos sentimentos e queremos que saiba que nossos corações choram com o seu.

Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e de todos nós.

Veja mais aqui.

FONASC-CNRH -RJ INFORMA link para inscriçãoi e CONVITE PARA A Oficina de Diálogo com o Setor de Energia para a elaboração do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH 2020-2040).INSCreva-se


Segue e-mail abaixo para a divulgação do convite para a Oficina de Diálogo com

o Setor de Energia para a elaboração do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos

(PNRH 2020-2040).

 

Prezado

Na atual conjuntura ds  POLITICA DE RECURSOS HIDRICOS onde o Setor elétrico tenta de todas as formas não obdecer e respeitar os normativos infra constitucionais dos colegiados de gestão de Recursos Hidricos em todas as regiões do país é importante a participação dos cidadãos e interessados principalmente os que estão sendo vitimas da expansão das PCHs e UHEs nps rios do país  em conluio com orgãos gestores insuficientyes para o cumprimento da legislação INFORMAMOS DCA IMPORTANCIA DA PARTICIPAÇÃO NESSA OFICINA COM NOSSAS PAUTAS POIS SÃO NESSES CENÁRIOS QUE O SETOR ELETRICXO QUER LEGITIMAR E CONSOLIDAR NARRATIVAS de total desconsideração a legislação das águas.

Por isso  INFORMAMOS E CONVIDAMOS todos para SE INSCREVER no link abaixo para participação na Oficina de Diálogo com o Setor de Energia para a elaboração do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH 2020-2040), a realizar-se em 25 de maio de 2021, das 9 às 12h e das 14 às 18h (horário de Brasília), por videoconferência, conforme Ofício Circular nº 49/2021/DRHB/SNSH/MDR, programação e documento base, anexos.

O CNRH INFORMA E PEDE PARA  confirmar a sua participação, por meio do formulário de inscrição disponível no link: Inscrição Oficina Setorial Energia .

 

VEJA A DINAMICA DA OFICINA em

https://drive.google.com/file/d/1pIQZpCkaJ3UfFohAFn-tGTHn3OOP65m5/view?usp=drivesdk

O CNRH informa que está à disposição para outras informações que se façam necessáriasente,

Secretaria Executiva do CNRH

(61) 2108-1819

https://cnrh.mdr.gov.br/

 

https://drive.google.com/file/d/1pIQZpCkaJ3UfFohAFn-tGTHn3OOP65m5/view?usp=drivesdk


 
		

FONASC RJ -MEMORIAL DE ATIVIDADES CBH GUANDU

https://docs.google.com/document/d/1mTEXDj5NnoImX9sUuWrXiMktWhZ5HcL6g6leD2bhQCQ/edit

COMUNICADO FONASC RJ – NOVA REPRESENTAÇÃO NO CERHI – CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS E CBH GUANDU

COMUNICADO FONASC RJ – NOVA REPRESENTAÇÃO NO CERHI – CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS E CBH  GUANDU

 

EM OFICIO ENCAMINHADO AO CERHI RJ O FONASC INFORMOU A MUDANÇA DA REPRESENTAÇÃO  DA SOC. CIVIL NESSE  COLEGIADO que doravante será  ATRAVÉS DA PROFESSORA *PROFESSORA Geógrafa Uiara Martins de Carvalho EMAIL. uiaramartins@yahoo.com.br –

A COMPANHEIRA JÁ AUTUO NO CBH GUANDU ATRAVÉS DO CLUBE DE ENGENHARIA E DORAVANTE COORDENARÁ AS ACÇÕES DE INTERESSE DA SOC CIVIL E MOVIMENTOS SOCIAIS TAMBÉM JUNTO AS CAMARAS TECNICAS DOS DOIS COLEGIADOS CBH GUANDU E CERHI RJ

 

Mapa Hidrográfico do Famoso Rio de Janeiro Baía Onde a Cidade São Sebastião  está Situada - Biblioteca Digital Mundial

 

 

vejA 

FONASC DF INFORMA SOBRE OUTORGA PARA AQUICULTURA EM TANQUE REDE EM AGUAS DA UNIÃO

 

FONASC DF  INFORMA SOBRE OUTORGA PARA AQUICULTURA EM TANQUE REDE EM AGUAS DA UNIÃO

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitiu a primeira outorga única para aquicultura com águas da União. A outorga N 428/2021 autoriza a aquicultura em tanque-rede no reservatório da usina hidroeléctrica Peixe Angical. A outorga supracitada está de acordo com o Decreto 10.576 que trata da prática da aquicultura em corpos de água de domínio da União. Chamo a atenção que a aquicultura está autorizada desde que o nível  da água no reservatório seja superior a certo limite, ao mesmo tempo que estabelece uma carga máxima de fósforo expresso em Kg/dia.

Tanto a outorga quanto o Decreto podem ser acessados no link abaixo:

https://tinyurl.com/4j3j4mev

Assunto: Aquicultura. Reservatório. Águas da União.

fonte: Walmir Pedrosa /Ctec/Ufal

FONASC RJ – RIO GUANDU – FONASC DEU INICIO A AGENDA DE PARTICIPAÇÃO COMO REPRESETANTE DA SOC CIVIL NO CBH GUANDU NOMEANDO REPRESENTANTE DA GESTÃO 2021 2023 QUE PARTICIPA DA PRIMEIRA REUNIÃO DO GT DE AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE GESTÃO COM A AGEVAP A

FONASC RJ – RIO GUANDU - FONASC DEU INICIO A AGENDA DE PARTICIPAÇÃO COMO REPRESETANTE DA SOC CIVIL NO CBH GUANDU NOMEANDO  REPRESENTANTE DA GESTÃO 2021 2023 QUE PARTICIPA DA PRIMEIRA REUNIÃO DO GT DE AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE GESTÃO COM A AGEVAP

Pesquisadores da UFRJ sugerem mais três tratamentos para melhorar água do Rio  Guandu | Rio de Janeiro | G1

RIO GUANDU 

O FONASC DEU INICIO AS ATIVIDADES NO CBH GUANDU RJ PARA O PERIODO 2021 2023 ATRAVES DA NOMEAÇÃO DA PROFESSORA UIARA MARTINS MEMBRO ATUANTE NO SISTEMA CONFEA CREA QUE  SE EMPENHARÁ PRINCIPALMENTE  NO  QUE DIZ RESPEITO AO APROFUNDAMENTO DA APLI CAÇÃO DOS PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS DA LEGALIDADE E IMPESSOALIDADE QUE DEVEM GERIR O INTERESSE PUBLICO TAMBÉM NOS  CBHs.

TAL ESTRATÉGIA VEM AO ENCONTRO DOS INTERESSES DA SOCIEDADE CIVL E MOVIMENTOS SOCIAIS DA REGIÃO DA BACIA, PRINCIPALMENTE AQUELAS  QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROMOVIDO EM CONJUNTO COM LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS DAQUELA BACIA NO ANO DE 2020.

A NECESSIDADE DE ENTENDER E ACOMPANHAR MAIS O CBH  FOI AMPLAMENTE  AFIRMADA nesses eventos TENDO EM VISTA UMA TOTAL SEPARAÇÃO ENTRE AS DEMANDAS DESSES SECTORES POPULARES    COM AS ROTINAS E NARRATIVAS PRODUZIDAS ATUALMENTE PELO CBH, GERANDO  A NECESSIDADE DE MAIS TRANSPARECIA , CLAREZA e EFICÁCIA NA OPERACIONALIZAÇÃO DOS NORMATIVOS DO CBH, E A EFICÁCIA DE SUA GESTÃO DA POLITICA DE ÁGUAS PARA O BEM COMUM E CONHECIMENTO DAS COMUNIDADES.

Participamos da PRIMEIRA REUNIÃO  DE AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE GESTÃO DESSE CBH que aconteceu  no dia 14.04.2020 dentro de pricipios acima e almejamos que o processo político de participação do FONASC possa contribuir para o cumprimento dos preceitos  da gestão pública e poder atender as demandas detectadas nos eventos em que o FONASC PARTICIPOU no ano de 2020

Sorte e exito na gestão do FONASC e da PROF UIARA MARTINS

VEJA RELATORIO DAS ATIVIDADES DO FONASC NA BACIA DO RIO GUANDU 2020

VEJA OS DOCUMENTOS DIVULGADOS PELO TCE RJ SOBRE O CONTRATO DE GESTÃO  AGEVAP e CBH GUANDU ( detecta-se que pelos últimos relatórios disponibilizados pelo TEE-RJ não foram aprovados os relatórios anteriores)

 

 

 

 

FONASC-RJ DIVULGA – COMITÊ GUANDU COMEMORA 19 ANOS

Postado Postado por FONASC RJ, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
abr
5

FONASC-RJ DIVULGA – COMITÊ GUANDU COMEMORA 19 ANOS

Texto: Divulgação

Data: 05/04/2021

O Comitê Guandu-RJ, órgão colegiado de gestão participativa da água mais antigo do estado do Rio de Janeiro.

Para marcar a data e cumprir com resolução interna, o Comitê vai realizar nos dias 5, 6 e 7 de abril, às 9 horas, um seminário de integração online que irá contar com a participação de especialistas de todo o país para debater a gestão dos recursos hídricos da região hidrográfica que abastece nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O evento, voltado aos membros, será transmitido ao vivo pelo YouTube do Colegiado.

Acesse o canal aqui.

FONASC-CBH – RJ APOIA CARTA DA PASTORAL DA ECOLOGIA INTEGRAL CONTRA LICENCIAMENTOS EM MACAÉ

Postado Postado por FONASC RJ, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
mar
31

FONASC-CBH – RJ APOIA CARTA DA PASTORAL DA ECOLOGIA INTEGRAL CONTRA LICENCIAMENTOS EM MACAÉ

Texto: ASCOM FONASC

Data: 31/03/2021

O FONASC-CBH do Rio de Janeiro apoia carta emitida pela Pastoral da Ecologia Integral contra licenciamentos de gasodutos, termelétricas e linhas de transmissão em Macaé. Segundo a carta, tais processos de licenciamentos são realizados de forma irresponsável.

“Nosso município está sendo alvo de inúmeros empreendimentos de grandes riscos ambientais e sobre as populações que aqui vivem, o que nos faz alertar para o perigo da análise insuficiente dessas decisões, arrebatadas em audiências públicas relâmpago em plena situação de caos sanitário e social.”, protesta a carta.

Leia a carta na íntegra aqui.

FONASC BRASIL LANCA CANAL NO YOUTUBE ‘ COMO DESTRUIR OS RIOS ATRAVÉS DA LEI

FONASC BRASIL LANCA CANAL NO YOUTUBE ‘ COMO DESTRUIR OS RIOS ATRAVÉS DA LEI’ “Uma nova plantaforma para uma visão crítica e realista da gestão dos rios”

Foi lancada nesta ultima Sexta feira 26.03.2021 UM NOVO  canal de  mídIA DENOMINADO ‘ como desrtrui os rios usando a lei – uma abordagem crítica e realista do SINGREH – SISTEMA de gestão de recursos hídricos ” inINSITUIDO  pela Lei 9433  /97 COM O OBJETIVO DE IMPLEMENTAR AS AÇÕES , INSTRUMENTOS , PRINCIPIOS E DIRETRIZES DESSA LEI E QUE, NO ENTANTO ENFRENTA NA ATUAL CONJUNTURA UM PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO DE SEUS CONCEITOS E SUA EFICÁCIA , FALSEANdo o que  seria uma gestão participativa e descentralizada como proõe esse estrumento legal. Ser´um canal de entrevistas e convidados dosmais diversosatores atuantes e estudiosos da gestão hídrica no país e objetivará  abrir novos horizontes sobre as discussões e práticas dos agentes envolvidos na gestão e gerenciaemnto dos corpos dágua .

O Canal se propõe a fazer também analise de narrativas dos diversos atores envolvidos com a gestão das águas e confrontar com osfatos vividos noamboiente dos colegiadosde gestão i

SE INCREVA NO CANAL , PARTICIPE, FACA SES COMENTÁRIOS .

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "LIVE ANÁLISE DA NARRATIVA DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS João Clímaco Filho Coordenador Nacional FONASC-CBH Rafael Muller Doutorando em Letras 26/03- 16h Canal do Fonasc CBH FONASC.CBH ForumNonionaldo"

 

 

 

FONASC-CBH É EMPOSSADO COMO MEMBRO DO CBH GUANDU

FONASC-CBH É EMPOSSADO COMO MEMBRO DO CBH GUANDU

Texto: ASCOM FONASC

Data: 05/03/2021

 

Certificado FONASC-CBH

Em documento, o FONASC-CBH, representado pelo coordenador nacional João Clímaco, é empossado como membro do Comitê Guandu durante a primeira reunião ordinária do plenário, ocorrida no último dia 25 de fevereiro.

O mandato será de dois anos, de 2021 até fevereiro de 2023, conforme o regimento interno do Comitê aprovado em agosto de 2014.

Veja documento aqui.

Categorias

blogs

Vídeo

RECENTES