A reunião aconteceu no gabinete do deputado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Na última quinta-feira, dia 14 de setembro, a geógrafa Uiara Martins, representante do Fonasc.CBH no Rio de Janeiro, foi recebida pelo deputado estadual Jari Oliveira (PSB) em seu gabinete na ALERJ – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para uma extensa pauta sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro. Participou também da reunião José Arimathéa Oliveira, assessor do deputado para assuntos relativos a questões ambientais e secretário do CBH do Médio Paraíba do Sul.
A reunião teve como pauta o estado da arte da implementação da Política de Recursos Hídricos no estado do Rio de Janeiro, com recorte para a participação do Fonasc.CBH como ator da governança das águas fluminenses e a construção de uma agenda positiva de ações em conjunto com o gabinete do deputado. Assunto como o lamentável episódio da espuma branca que invadiu o Rio Guandu no final do mês de agosto, não pode ficar fora da pauta.
O deputado Jari é o presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj, cujas principais atividades relacionadas ao saneamento ambiental incluem o cumprimento do que estabelece os princípios fundamentais e diretrizes nacionais para o saneamento (Lei nº 11.445/2007): universalização do acesso aos serviços público de saneamento básico; abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos; disponibilidade, em todas as áreas urbanas, de serviços de drenagem e de manejo das águas pluviais, entre outros.
Após ouvir atentamente a geógrafa Uiara Martins, o deputado Jari comprometeu-se a levar as demandas ali apresentadas à Comissão de Saneamento Ambiental, com o objetivo de avaliar a possibilidade de realização de uma audiência pública. Ao término da reunião, pudemos ouvir da representante do Fonasc.CBH a sua satisfação pelos resultados alvissareiros pautados na defesa da participação social e no exercício, com afinco, do papel de fiscalizador dos serviços públicos, principalmente no que diz respeito a Saúde, Educação, Assistência Social, Transporte Público e Infraestrutura, desempenhado pelo nobre deputado.