Livro: “Nascentes: Produção, Captação e Cuidados com a Água para Consumo Doméstico”

O livro trata sobre os diferentes aspectos hidrológicos e agrícolas que promovem a “produção de água” numa bacia hidrográfica e/ou na propriedade rural, dando destaque aos métodos de conservação da água aplicáveis na meia encosta em áreas de cultivo agrícola.

O termo produção de água é contextualizado em sua essência só que sob uma nova ótica sócio-econômica e ambiental. Os autores a definem e a explicam, como “A capacidade de uma unidade de área em captar a maior quantidade de água de precipitação possível e liberá-la (através das nascentes ou do fluxo de base), na sua maior parte, resultando uma vazão, em todo o corpo d’água receptor, mais uniforme e num maior período de tempo possível”.

A base para tudo é o ciclo hidrológico, porém visto sob aspecto agronômico, que é a origem da produção de água.

A vida do lençol depende da infiltração da água de chuva
Explica que dado ao uso e manejo inadequado das áreas rurais, uma grande parte do volume de chuva que é recebida pelo solo, não infiltra no solo e abandona a bacia rapidamente causando, muitas vezes, catástrofes sociais.

Na sua primeira parte, o livro é trata das práticas agrícolas de conservação da água e solo que favorecem a recarga da água subterrânea, além de garantir melhoras na agricultura.

A segunda parte discute-se sobre os cuidados na captação para preservar a qualidade da água para consumo humano. Em especial, trata da técnica de construção da caixa de proteção das nascentes denominadas solo-cimento. Esta estrutura é capaz de garantir melhor qualidade de água para consumo humano e dessedentação de animais, diminuindo, consideravelmente, a incidência de doenças por veiculação hídrica, que são as responsáveis por cerca de 80% de ocorrências em assistências de saúde públicas nos países de desenvolvimento, incluindo o Brasil.

A técnica tem trazido inúmeros benefícios à sociedade, reduzindo, drasticamente as ocorrências fazendo, inclusive despencar o índice de mortalidade infantil em regiões onde é implantada. Assim, mesmo muito simples, barata e fácil de ser implantada, a técnica é um fortíssimo instrumento de melhoria das condições do homem do campo atuando na sua auto-estima e seu envolvimento maior com o meio ambiente.

Em adição, também o sistema todo hidrológico (e, por conseqüência, o meio ambiente) é favorecido dado ao dessassoreamento que é realizado da nascente, revitalização do ecossistema aquático pela, não só, manutenção do curso d’água natural como pelo aumento na vazão da água promovido. Todo o meio ambiente é favorecido, incluindo-se o homem.

Em seguida, são apresentadas as principais técnicas e métodos de tratamento de água aplicáveis no meio rural para serem utilizadas quando a água (já protegida da contaminação externa na sua surgência) chega à caixa da residência do agricultor, completando-se, assim, os cuidados com a “água de beber”.

Por fim, o livro trás os cuidados no uso de defensivos agrícolas para a adequada preservação da qualidade da água subterrânea e superficial mantendo-se os benefícios desses à exploração agrícola.

De linguagem fácil e, ao mesmo tempo, com muito conteúdo, muito ilustrado e com ótima apresentação, o livro visa nas suas 88 paginas, atingir tanto profissionais de nível superior e médio ligados aos recursos hídricos, como ecologistas e, principalmente, agricultores – estes sim, os verdadeiros produtores de água.

Saiba como adquirir o seu exemplar no site:http://www.fundag.br/publicacao.php?id=47
Ou pelo telefone: (19)3233-8035
Ou ainda envie um e-mail para rafael@fundag.br ou fundag@fundag.br

——————————————————————————–

1 comment on “FONASC DIVULGA LIVRO: “Nascentes: Produção, Captação e Cuidados com a Água para Consumo Doméstico”