A BARRAGEM “PEDRO MOURA JUNIOR” SITUADA NO MUNICIPIO DE BELO JARDIM NO RIO IPOJUCA (PE) É UM CLARO EXEMPLO DE AUSENCIA DE GERENCIAMENTO E OMISSÃO DAS INSTÃNCIAS DE TOMADA DE DECISÃO QUANTO A GARANTIA DA SUA CAPACIDADE FÍSICA , MANUTENÇÃO, REGULAGEM E CONTROLE DE SUA VAZÃO COM VISTAS A GARANTIA DO USOS MÚLTIPLOS DE SEU VOLUME HÍDRICO . TAL SITUAÇÃO TEM PROVOCADO IMPACTOS AMBIENTAIS E DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO NO RIO A JUSANTE DA MESMA COM CONSEQUENCIAS PARA A POPULAÇÃO.
SITUADA A MONTANTE DOS MUNICIPIOS DE SÃO CAETANO TACAIBÓ E DE CARUARU , IMPORTANTE CIDADE DO AGRESTE DE PERNAMBUCO,TEM COMPORTADO VOLUME DE ÁGUA ALÉM DE SUA CAPACIDADE FÍSICA CONFORME RELATOS DOS HABITANTES LOCAIS . TEM SEUS REGISTROS TRAVADOS LIBERANDO QUANTIDADE DE ÁGUA ÍNFIMA PARA GARANTIA DAS CONDIÇÕES ECOLÓGICA DE VIDA DO RIO A JUSANTE , DECORREENDO DAÍ IMPLICAÇÕES NAS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO DOS MUNICÍPIOS E SALUBRIDADE AMBIENTAL DAS POPULAÇÕES . NÃO TEM MANUTENÇÃO E SEMPRE HÁ TRANSBORDAMENTO DE SUA LÃMINA DÁGUA POR OCASIÃO DAS CHUVAS.
OS USOS PRIORITÁRIOS DAS SUAS ÁGUAS ATUALMENTE TEM SIDO PARA LAZER NO LAGO QUE ELA FORMA , PRIVILEGIANDO MELHORES CONDIÇÕES DE DISPONIBILIDADE HÍDRICAS PARA POUCAS GRANDES PROPRIEDADES QUE SE FIRMARAM NAS SUAS MARGENS COM USOS ECONOMICO INTENSIVO SEM OUTORGAS E DEMAIS INSTRUMENTOS DE GESTÃO SENDO ADOTADOS. TAL SITUAÇÃO TEM SIDO DENUNCIADA E INFORMADA CONSTANTEMENTE AS AUTORIDADES DE TODOS OS NÍVEIS DE TOMADA DE DECISÃO PELA REPRESENTAÇÃO DO FONASC-CBH NO ESTADO .
NESTE MES DE JANEIRO O FONASC-CBH E REITERA NOSSO PEDIDO E REIVINDICAÇÃO AS AUTORIDADES DO ESTADO DE PERNAMBUCO PARA AS PROVIDENCIAS NECESSÁRIAS QUANTO A INFORMAÇÃO,O CUMPRIMENTO DA SEGURANÇA DE TODA A POPULAÇÃO A JUSANTE COM O RESPEITO Á LEGISLAÇÃO PERTINENTE.