Há 4 anos, comemorando com a coordenação do FONASC a aprovação no CNRH – Conselho Nacional de Recursos Hídricos da resolução CNRH no. 196/2018 do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai?

https://fonasc-cbh.org.br/wp-content/uploads/foto-celebracao-rio-paraguai.jpg

Esta resolução foi um fato importante no contexto das lutas para gartantia dos usos multiplos da bacia , extremamente pressionada pelo Setor Energético que pretende instalar mais de 100 PCHs impactando seus usos . Ela de base legal para desenvolvimento de estudos técnicos científicos que fundamentaram elementos para tomada de decisão relativas as outorgas e não permissões de empreendimentos em algumas áreas e regiões delimitadas onde não pode ser instalados empreendimentos hidroenergéticos.

Atualmente, esses estudos e esses normativos tem sido combatidos de maneira incisiva pelos empreendedores do MT com a complascencia do Governo do Estado que só não licenciaram ainda devido a permanente vigilia e mobilização das entidades e movimentos parceiros da Bacia e por causa dos efeitos jurí, dicos desses estudos que estão fundamentando decisões judiciais para suspenção dos processos de licenciamento desses empreendimentos.

veja mais sobre as atividades do fonasc histórico nesses temas