Data: 15/03/2022
Texto: Milena Botão
Nesta terça-feira, 15, aconteceu o primeiro dia da reunião de mobilização para discutir o processo eleitoral para o preenchimento de vagas de titulares e suplentes para composição do plenário do comitê de bacia hidrográfica e da diretoria efetiva do Rio Pindaré, para o período de 2022 a 2025.
No município de Matinha, a reunião aconteceu no sindicato dos trabalhadores rurais. E em São João Batista em foi Centro Convenções. O presidente do comitê Nonato Moraes do Movimento Arariba, iniciou os encontros saudando a todos e explicou sobre o processo cronológico para formação do comitê. “Um processo longo que se iniciou em 2008, na realização da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente” disse o presidente do comitê.
Em seguida passou a palavra para auxiliar de secretária I, Thereza Christina Castro representando o Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas – Fonasc.CBH, que explicou sobre o que são comitês de bacias e quais suas funções. “O comitê é um ato de governança quando se trata dos direitos da água, é um instrumento de controle social que tem o papel de definir e pensar” disse a auxiliar de secretária I.
Durante a reunião em Matinha o vice-prefeito parabenizou a organização do trabalho e se comprometendo em ajudar no que for preciso, “o comitê vai ajudar muito na gestão da água do município” disse o vice-prefeito Narlon Silva.
Em São João Batista o setor público entende a importância do assunto, no entanto não se sente preparado para participar.
Vale ressaltar que o comitê é instrumento de informação, que trabalha de maneira deliberativa, construtiva e informativa.
Estiveram presentes em Matinha o vice-prefeito do município, a presidente da Assopema a sra Olindina, o Superintendente do Turismo de Viana Jarbas Braga, Agentes Jovens Ambientais , professores do Ifma, Secretário do Meio Ambiente de Pedro do Rosário.
Em São João Batista estiveram presentes a vice-prefeita Mayara, representantes das secretárias de educação, saúde, turismo, meio ambiente, assistência social, Agerp e Agentes Jovens Ambientais.
