Débora Calheiros, pesquisadora e integrante do FONASC.CBH, ao lado de Camila Jara (PT/MS) durante o lançamento da Frente Parlamentar pelo Pantanal. Imagem: Divulgação.

No dia 2 de agosto de 2023, foi realizado o lançamento da Frente Parlamentar pelo Pantanal, visando discutir o desenvolvimento sustentável do bioma pantaneiro. A iniciativa foi liderada pela Deputada Federal Camila Jara (PT/MS), que coordenará os trabalhos da Frente. O grupo de trabalho se propõe a discutir políticas públicas para garantir o desenvolvimento sustentável, concentrando-se na elaboração de legislações específicas para a proteção do bioma, que enfrenta desafios devido ao avanço de práticas agropecuárias prejudiciais, como desmatamento, queimadas, erosões e secas.

“Nós entendemos que a gente pode e tem a capacidade de pensar um novo modelo de desenvolvimento que faça com que o agronegócio continue pujante. Dados comprovam que a gente já consegue aumentar nossa produção sem desmatar nenhuma árvore do Pantanal, nenhuma árvore da Amazônia, do Cerrado ou de qualquer bioma nacional”, declarou a Deputada Camila.

Wilson Santos (PSD/MT) e Débora Calheiros, pesquisadora e integrante do FONASC.CBH, durante o lançamento da Frente Parlamentar pelo Pantanal em Brasília. Imagem: Arquivo Pessoal/Débora Calheiros.

No evento, também esteve presente Débora Calheiros, pesquisadora e integrante do Fonasc.CBH, representando a organização. Além disso, o Sr. Wilson Santos, Deputado Estadual pelo Estado do Mato Grosso, figura de destaque na atual conjuntura, se posicionou contra a Lei da COTA ZERO da Pesca, que proíbe a prática por cinco anos no estado, e manifestou suas opiniões sobre questões ambientais em seu trabalho legislativo.