FONASC-CBH ATUANTE NO GAT DE METODOLOGIA DE COBRANÇA CBH RIO DAS VELHAS

Rio das Velhas após receber os esgotos de part da cidade de Belo Horizonte

foto cbh velhas

No dia 24/02/2022, se instalou oficialmente e ocorreu a 1° reunião do grupo de acompanhamento técnico (GAT), que terá como função acompanhar  os trabalhos de aprimoramento da metodologia de cobrança do CBH Rio das Velhas, esse estudo que tem como empresa responsável pela consultoria a HIDRO BR, foi definida a ocorrência no plano plurianual (PPA) do triênio 2021-2023. Tal reunião, teve um caráter expositivo com intuito de demonstrar qual a metodologia para desenvolver o estudo e de que maneira ocorrerá esse trabalho integrado. O FONASC como membro do cbh foi representado pela estagiária BRENDA BARROS

A previsão inicial é que dure por 5  meses o estudo e após a sua aprovação no GAT de metodologia da cobrança, será discutido no âmbito da plenária do CBH Rio das Velhas, o material que foi deliberado no GAT além de sua aprovação ou não. 

O rio das Velhas é um curso de água do estado de Minas Gerais. Suas nascentes estão localizadas na cachoeira das Andorinhas, município de Ouro Preto. É o maior afluente em extensão do rio São Francisco, desaguando neste em Barra do Guaicuí, no município de Várzea da Palma. Wikipédia  bacia do Rio das velhas é uma  das pioneiras no EStado de Minas a implementar os instrumentos de gestão com muito esforço de participação da sociedade civil através de vários movimentos sociais e organizações que almejam um maior controle social sobre as políticas públicas  e o governo que tem se demonstrado convivência e complacência com o setor de mineração usuário dos recursos hídricos .

veja mais em http://fonasc-cbh.org.br/?s=velhas

documentos da reuniao