PROPOSTA DO FONASC.CBH É FINALMENTE ACATADA PELO CBH DO RIO DAS VELHAS

PEDIDO DO FONASC.CBH É FINALMENTE ACATADO PELO CBH DO RIO DAS VELHAS

Coordenador do Fonasc.CBH participou da reunião

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 11/10/2019

A reivindicação do Fonasc.CBH e da AMASERRA, ambas entidades  da represetnação da soc civil no CBH Velhas , para criação de um Grupo de Trabalho para acompanhar e debater sobre a questão da segurança de barragens de rejeitos na bacia do Rio das Velhas finalmente foi acatada pelo pleno do Comitê de Bacia Hidrográfia do Rio das Velhas (CBH Velhas), em reunião realizada na última quarta-feira (9), na sede da Copasa (Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, durante a 106ª Reunião Plenária do Colegiado.

Agora em diante o GT vai acompanhar barragens de mineração em situação de instabilidade no Alto Rio das Velhas e será formado por representantes do setor governo, dos usuários e da sociedade civil organizada.

O GT tem como objetivo de obter informações junto aos órgãos responsáveis pela fiscalização das estruturas em relação à situação atualizada dos níveis de segurança, manchas de inundação, Plano de Emergências, e ações efetivas para melhoria do nível de segurança e descomissionamento.

Além desse ponto de pauta a reunião ainda discutiu sobre a segurança hídrica, a situação do rio Bicudo, afluente do Velhas e a vazão do Rio das Velhas que tem atingido níveis críticos constantemente, com frequência abaixo de 10m3/s na região de Bela Fama – estação da Copasa em Nova Lima.

Foram apresentados projetos hidroambientais para recuperação e maior disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos nas regiões do Córrego do Engenho, Córrego dos Queijos, Córrego Galho Grande, Córrego João Congo e do Ribeirão Soberbo.

Os conselheiros ainda trataram do Plano de Educação, Mobilização e Comunicação do CBH Rio das Velhas para o período de 2020 a 2030 cujo documento vai reger as ações do CBH Rio das Velhas e definir as macro-diretrizes e objetivos. Além disso foram discutidos ainda os investimentos dos recursos do CBH Rio das Velhas.

VEJA MAIS EM : http://fonasc-cbh.org.br/?p=20826

blogs

Vídeo

RECENTES