FONASC.CBH VOLTA A REIVINDICAR CRIAÇÃO DE GT PARA DISCUTIR SEGURANÇA DE BARRAGEM
Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 23/04/2019

O coordenador nacional do Fonasc.CBH, João Clímaco, participou nesta segunda-feira, 22, de reunião plenária do CBH do Rio das Velhas. Durante as discussões de diversos assuntos em pauta, um deles foi a questão de criação de um GT, no âmbito do CBH Velhas, para tratar da questão de segurança de barragens.
O conselheiro João Clímaco lembrou que já havia encaminhado a demanda para a secretaria do CBH para as devidas providências e não obteve nenhum retorno quanto ao assunto ser pautado para o pleno do Comitê apreciar. Segundo o coordenador, a discussão é extremamente importante, uma vez que se tornou insustentável a situação das barragens e de seus riscos iminentes de rompimentos e danos ambientais. Foi encaminhado em fevereiro uma proposta de deliberação para criação do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança de Barragem. havia sido encaminhado também solicitação nos termos regimentais de revisão da outorga de empreendimento minerário de grande impacto NA SERRA DA PIEDADE .
Durante a reunião, técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) apresentaram a situação das barragens da bacia e das auditorias de segurança. Representantes da Copasa falaram sobre a situação das barragens 1 e 2 da Mina Engenho, que pertence à Mundo Novo Mineração, que encerrou suas atividades em 2011. Elas ficam a 2km da calha do Rio das Velhas e aparecem na lista da Agência Nacional de Mineração com risco alto e elevado dano potencial.
A reunião foi marcada pela indiferença perpetrada pela Diretoria do CBH Velhas que manifestou total desconhecimento dos pleitos encaminhados pelo COORDENADOR DO FONASC e a desordem na forma da condução DA PLENÁRIA que não oportunizou na ordem do dia DOS TRABALHOS convocados ,esses pleitos legalmente e anteriormente informados através da representação da sociedade civil encabeçada pela AMASERRA pelo coordenador do FONASC. Somente através do esforço pessoal durante a plenária ,é que a diretoria procedeu O INICIO Da tramitação dos pleitos da soc civil.veja abaixo os documentos encaminhados.
NA OPORTUNIDADE foi informado que a Conselheira Maria Tereza Corujo REPRESENTANTE DO FONASC ATÉ ENTÃO, não mais representara FONASC nesse CBH .Manifestamos agradecimentos pela sua atuação nesse CBH representando -nos.
O rio das Velhas é responsável pelo abastecimento de um terço da população da capital mineira. Toda a bacia hidrográfica do Rio das Velhas está localizada na Região Central de Minas Gerais. Com 801 km, o Rio das Velhas é o maior afluente em extensão da bacia Rio São Francisco.
vide
veja outras atividades do FONASC

1 comment on “FONASC.CBH VOLTA A REIVINDICAR CRIAÇÃO DE GT PARA DISCUTIR SEGURANÇA DE BARRAGEM NO CBH VELHAS”