SÃO LUÍS – Fonasc.CBH – Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social  realiza visita ao Rio Anil –

SÃO LUÍS – Na manhã desta sexta-feira (23), crianças do ensino fundamental da escola comunitária Casulo, visitaram uma nascente do Rio Anil, localizado no bairro da Aurora. A visita é parte de um conjunto de atividades do projeto desenvolvido pela Escola em parceria com o Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacia Hidrográfica (Fonasc. CBH). Cerca de vinte crianças da escola participaram das atividades. Na semana passada alunos no maternal e do infantil, participaram das atividades.

Olhares atentos a tudo que se mostrava, as crianças da escola se deparam com um rio repleto de sujeira e com um odor desagradável. As nascentes do Rio Anil foram completamente tomadas por uma grande quantidade de lixo e poluição. Na mata ciliar foram construídas, casas, ruas e avenidas. O jovem Erickson Vinícius do quinto não se conformou com tamanho descaso e perguntou aos orientadores. “Não há lei que impeça a poluição dos rios?” Indagou.

Em meio a visita a professora Joana Monteiro, denunciou as dificuldades enfrentadas pela escola. “Acordo às três horas da manhã para encher água, para que quando as crianças chegarem possa ter água para beber, e para que possamos limpar o prédio”, disse.

O projeto

Água, o mundo desperdiça, a natureza reclama. Este é o projeto da escola comunitária Casulo do Bairro da Aurora em São Luís em parceria com o Fórum Nacional civil nos Comitês de Bacia Hidrográfica (Fonasc. CBH). A escola desenvolve um projeto interdisciplinar, água que falta faz numa valorização desse bem precioso do planeta, destacando também outros expoentes da natureza.

Diante do grande problema em relação ao desperdício de água e a poluição dos rios e mares, o trabalho do Fonasc. CBH e da Escola Casulo têm como proposta desenvolver um projeto que estimule os estudantes a refletirem sobre a preservação da água e as atividades sustentáveis que ajudem a preservar o planeta.

Nessa perspectiva, o projeto busca a conscientização dos estudantes para a importância desse líquido e de sua preservação, visualizando os problemas que podem acontecer sem o manejo adequado desse líquido e com isso pode afetar o bem estar do planeta.

 

Alunos da Escola Casulo Foto: Heider Matos