
Belíssima festa fomentou a valorização da cultura local entre os jovens; além da diversão, participantes desfrutaram das delícias da culinária junina
Em comemoração ao mês das festas juninas, no último 28 de junho, a Escola Irmã Maria dos Socorros foi palco de uma animada festa junina e o Fonasc.CBH esteve lá para conferir o que não poderia ter sido diferente. Uma festa belíssima e animadíssima que fomentou a valorização da cultura local entre os jovens .
A Escola Educando é parceira do Fonasc.CBH nas iniciativas do Comitê Infantojuvenil da bacia hidrográfica do Rio Jeniparana e tem como proposta política-pedagógica a implementação de práticas que estimulam a preservação e proteção do meio ambiente, assim como o reconhecimento e o respeito à diversidade cultural, promovendo a inclusão e o diálogo entre diferentes culturas.
A festa junina deste ano foi um verdadeiro sucesso, realizada no maravilhoso e imponente palco recém-construído no espaço físico da escola. Esse espaço foi projetado com muito carinho e dedicação para receber as festividades programadas, encantando a todos com sua estrutura e atmosfera vibrante.
O novo palco, um dos destaques da festa, proporcionou uma experiência única para os alunos, professores e convidados. A beleza da sua arquitetura se combinou com a decoração típica da festa, criando um cenário fantástico.
Diversas apresentações de danças típicas como quadrilhas e rodas de músicas folclóricas trouxeram animação ao evento e celebraram a cultura nordestina. As delícias da culinária junina, como pamonha, canjica e milho verde, foram oferecidas aos participantes. A festa contou com a colaboração de pais, alunos e membros da comunidade, que se uniram para fazer deste evento um marco de competência, trabalho sério e compromisso.
A professora Leal Pinheiro, gestora da escola, agradeceu a todos que participaram e contribuíram para que a festa junina fosse um momento inesquecível! “Juntos estamos construindo uma consciência cultural mais sólida nas novas gerações.”
Para a vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH, Thereza Christina, “preservar a festa junina é preservar a essência do nosso povo. Ao celebrá-la, não apenas nos divertimos, mas também nos unimos em torno das nossas raízes, garantindo que as tradições culturais continuem a ser tratadas de geração em geração. Que cada festa junina seja um lembrete da importância de manter viva a nossa identidade cultural”.
Vamos celebrar a cultura e o meio ambiente!

