
Por Virgínia Diniz, Ascom Fonasc.CBH | Foto: Letícia Chaves | ON&OFF comunicação
Na manhã desta terça-feira (29), o “Projeto Grita Jeniparana- assista esse filme” promoveu uma Roda de Conversa no Centro Caixeiral, prédio do Curso de Direito e Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), localizado na Rua da Palma, no Centro de São Luís (MA). Com o tema “Novo olhar para um mundo novo”, a Roda de Conversa reuniu gestoras das escolas comunitárias que formam o Comitê Infantojuvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana (CIBHRJ). O projeto “Grita Jeniparana” tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), execução do Instituto Mariana e participação das instituições que compõem o CIBHRJ, entre elas, o Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH).
Conduzido pela coordenação técnica do projeto, função assumida por Thereza Christina Pereira Castro, vice-coordenadora nacional, o momento serviu de importante instrumento de reflexão, avaliação e alinhamento das ações para o segundo semestre, relacionadas ao projeto. Através da Roda de Conversa, que aconteceu pela manhã, os participantes puderam fazer suas reflexões sobre o valor de suas vidas na soma de forças para o projeto. E na parte da tarde, o grupo realizou seu momento de avaliação e alinhamento.
“Participar de projetos como este é de grande valor social, pois o investimento impacta não somente a conscientização ambiental – que é importante – mas, também, por contribuir para que as comunidades envolvidas e seus entornos, percebam o valor das pessoas e do ambiente ao seu redor. O Fonasc.CBH, assim, reafirma seu compromisso com iniciativas que promovem a escuta democrática e o protagonismo das juventudes na construção de um mundo mais justo e sustentável”, reforçou Thereza Christina.
O convidado especial da atividade foi Luiz Thadeu Nunes e Silva, secretário adjunto de Turismo do Maranhão, que compartilhou sua história de vida, experiências e reflexões sobre o papel da biografia de cada cidadão e o como, a partir do comprometimento com uma história de vida com propósitos de fazer o bem a si e ao próximo, pode mudar o mundo em nossa volta.
A ação integra o ciclo de atividades do Projeto Grita Jeniparana: Assista esse filme, desenvolvido pelas instituições que atuam dentro do Comitê Infantojuvenil do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana (CIJCBHRJ), instituições comprometidas com a formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens desta região, a partir da educação ambiental e incentivo de participação dos jovens em iniciativas que despertem o protagonismo juvenil em questões que envolvam as políticas públicas dos recursos hídricos.
A Roda de Conversa integrou a programação especial com a direção e gestoras do projeto, que aconteceu das 10h às 16h e contou com a presença de representantes do Comitê: Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH), Escola Comunitária Casulo, Educandário Betesda, Educando, Instituto Educacional Assistencial Coroadinho, Escola Irmã Maria do Socorro, Instituto Educacional Nossa Senhora Aparecida, Instituto Educacional Manaaim, Instituto Santa Clara, Instituto Shalom e o Instituto Mariana, executor do “Projeto Grita Jeniparana: assista esse filme”.
Sobre o convidado Luiz Thadeu Nunes e Silva
Luiz Thadeu Nunes e Silva, 66 anos, é natural de São Luís do Maranhão. Engenheiro Agrônomo, jornalista, escritor e globetrotter. Autor do livro “Das muletas fiz asas”. Estudante de Jornalismo, Especialista em Economia Rural e MBA em Gestão Pública e Propaganda e Marketing.
Atualmente, é Subsecretário de Turismo do Maranhão. Apaixonado pelo mundo e por pessoas, Luiz Thadeu é a pessoa com mobilidade reduzida que mais visitou países no mundo, passando por 151 países em todos os continentes.
Palestrante memorável, além de um exímio literato, Luiz Thadeu é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e Membro da ABRASCI, Academia Brasileira de Letras, Ciências e Arte, Membro da Academia Vianense de Letras (AVL), Membro correspondente da, Academia Guiramaraense de Letras (AGL), Membro da Academia Alcantarense de Letras (AAL) e da Academia Barreirense de Letras e Artes (ABLAC).
