No dia 27 de agosto de 2024, ocorreu o primeiro ato de posse dos membros representantes das instituições e entidades eleitas para compor o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, para a gestão de 2024 a 2027.

O FONASC.CBH, que será representado pela conselheira professora Maria Helena], foi eleito para ocupar a cadeira de organização não-governamental.

A criação do CBH Rio Pardo foi recomendada pelo Ministério Público do Mato Grosso do Sul ao Estado, à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e ao Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul) em maio de 2023. Em notícia do MP, é ressaltada a urgência da criação do comitê na região, devido aos diversos conflitos pelo uso da água no território provocados pela má gestão dos recursos hídricos, sem qualquer tipo de participação popular. 

Conheça a Bacia Hidrográfica do Rio Pardo 

Localizada na região leste do Mato Grosso do Sul, a Bacia Hidrográfica do Rio Pardo possui uma área de cerca de 39.000km² e abrange o total de 11 municípios, sendo a maior porção do seu território parte do município de Ribas do Rio Pardo e de Campo Grande, capital sul-mato-grossense. O Rio Pardo é um dos principais afluentes do Rio Paraná, este, por sua vez, segundo maior rio da América do Sul e oitavo maior rio do mundo. 

A classificação das águas do Rio Pardo 

[Informações sobre os imbróglios que perpassam o Rio Pardo – as grandes plantações de eucalipto no município de Ribas do Rio Pardo, abastecimento de Campo Grande, permissão para mais sete PCHs, uma UHE já em funcionamento, baixa disponibilidade hídrica, ecossistema frágil, alto risco de erosões, agropecuária].

[