O FONASC.CBH esteve presente no encontro que ocorreu em Cáceres-MT nos dias 05 e 06 de Dezembro. Tal espaço, foi de suma importância para a elaboração de estratégias de fortalecimento e atuação conjunta de OSC que atuam em defesa do Pantanal e integram o GT Governança Hídrica na Bacia do Alto Paraguai.

Durante o encontro foram tiradas diretivas, planejamento de atuação e uma Declaração que define a identidade do Grupo de Trabalho, veja abaixo na íntegra:

Somos o GT de Governança Hídrica da Bacia do Alto Paraguai, formado por 17 organizações e redes da Sociedade Civil atuantes no território. Acreditamos que é fundamental cuidar do Pantanal como um território essencial à vida no planeta e nos unimos para garantir a justiça socioambiental, participação, equidade e equilíbrio na governança e gestão das águas e dos povos do território.
Protegemos o Pantanal ameaçado por projetos e empreendimentos que seguem a lógica de um desenvolvimento predatório e insustentável que favorecem o capital às custas da natureza e seus povos.
Existimos para garantir uma incidência efetiva nas políticas e instâncias de decisão da Governança Hídrica Nacional, local e transnacional. E para isso agimos conjuntamente de forma integrada e articulada para potencializar a atuação das OSCs e Redes do Território da BAP.