O Fonasc.CBH marcou presença no encontro realizado em Cáceres (MT) nos dias 05 e 06 de dezembro. O evento foi de extrema importância para desenvolver estratégias de fortalecimento e cooperação entre as Organizações da Sociedade Civil (OSC) que defendem o Pantanal e fazem parte do GT de Governança Hídrica na Bacia do Alto Paraguai.
Durante o encontro, foram estabelecidas diretrizes, elaborado um plano de ação e produzida uma Declaração que define a identidade do Grupo de Trabalho. Confira a declaração na íntegra abaixo:
“Somos o GT de Governança Hídrica da Bacia do Alto Paraguai, formado por 17 organizações e redes da Sociedade Civil atuantes no território. Acreditamos que é fundamental cuidar do Pantanal como um território essencial à vida no planeta e nos unimos para garantir a justiça socioambiental, participação, equidade e equilíbrio na governança e gestão das águas e dos povos do território.
Protegemos o Pantanal ameaçado por projetos e empreendimentos que seguem a lógica de um desenvolvimento predatório e insustentável que favorecem o capital às custas da natureza e seus povos.
Existimos para garantir uma incidência efetiva nas políticas e instâncias de decisão da Governança Hídrica Nacional, local e transnacional. E para isso agimos conjuntamente de forma integrada e articulada para potencializar a atuação das OSCs e Redes do Território da BAP.”