Aconteceu no último dia 23 de junho, a eleição da nova diretoria para o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Paranaíba (MG, DF,GO,MS), biênio 2022-2024. Participaram do processo o coordenador nacional do Fonasc.CBH, João Clímaco e a representante do Instituto Oca do Sol, Cristiandrea Cicilliato, ambos do Fonasc.CBH e representantes das Organizações Não Governamentais (ONGs) do Distrito Federal (DF). Eles acompanharam o processo de aprovação pelo Pleno do CBH do Rio Paranaíba e emplacaram uma proposta sobre a criação de um Grupo de Trabalho (GT) referente à Segurança Hídrica.

Para a nova diretoria foram eleitos: Fábio Bakker, vice-presidente , representante daCompanhia de Saneamento Ambiental do DF (Cae sb/DF). João Ricardo Raiser, eleito presidente ,representante da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad/GO). Flávia Stela Vieira, eleita secretária representando o Instituto Rede Terra (GO), e ainda Deivid Lucas de Oliveira, para o cargo de secretário adjunto , representante dos usuários através da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg/MG).

Além da criação do GT, a eleição do CBH Paranaíba foi marcada pela polêmica derivada da proposta de chapa única encaminhada pela diretoria anterior. Quanto a isso, João Clímaco (Fonasc.CBH), junto com Tobias Vieira do Movimento Verde de Paracatu (MOVER) marcaram a posição das ONGs que não aceitaram aclamação obrigando a mesa a promover a votação.:

Sobre criação do Grupo de Trabalho de Segurança Hídrica

A criação do GT é estratégico no sentido que avança com questões conjunturais sobre o acesso a agua para as populações , tema já consolidddo em instâncias internacionais ligadas aos recursos hídricos, com pautas que já são encaminhadas em instâncias como a Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre a criação do GT, Marcos Antônio Correntino da Cunha, representante do BRH, comenta: “Esse grupo de trabalho é de grande importância para a discussão da segurança hídrica, propiciando assim que não se falte água para o período de escassez, dando para abastecer as pequenas comunidades, a população das grandes metrópoles e também para a biota aquática”.

(Assessoria de Comunicação Fonasc.CBH)

Confira abaixo entrevista com João Clímaco sobre a eleição da nova direção do CBH Paranaíba:

1- O Fonasc.CBH apresentou uma proposta de criação de GT sobre Segurança Hídrica para o CBH Paranaíba, você pode nos falar sobre a importância desta aprovação? (Existem experiências assim no Brasil? Quais contribuições se espera de tal iniciativa?)

2- Como você avalia a situação da chapa que foi eleita para a diretoria?

3- Temos a participação de uma mulher na nova diretoria do CBH, o que se espera da diversificação com relação ao gênero nas ações do CBH?