O FONASC-CBH, representado pela Doutora Debora Calheiros, da atual Câmara Técnica de Planejamento e Articulação (CTPA) do CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos), que é responsável pelo acompanhamento e avaliação do PRH Paraguai e do GAP Paraguai, apresentou na reunião do GT Paraguai Rafael Bento, representante de Povos e Comunidades Tradicionais da RH Paraguai, membro do Quilombo Vão Grande, em Barra do Bugres – MT, para exercer a vaga de suplente do FONASC na nova formação do GT GAP Paraguai.

Na reunião, realizada por videoconferência em Cuiabá pela plataforma Microsoft Team, foi debatida a nova composição do GAP Paraguai, com apenas 10 membros, depois do Decreto Presidencial que mudou a composição dos órgãos colegiados. Entre as pautas estavam: Abertura e informes; Aprovação da Ata da última reunião; Proposta de Resolução que institui Grupo de Trabalho no âmbito da Câmara Técnica de Planejamento e Articulação sobre o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraguai;  Proposta de Moção que recomenda a aprovação do Plano Nacional de Saneamento Básico – Plansab Revisado, em atendimento ao Decreto n. 7.217/2010, art. 62; Documento Base para o Processo de Elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos 2021-2040;  Metas do PNRH para 2016-2020, sob responsabilidade da CTPA: definir diretrizes para o monitoramento e avaliação da implementação dos planos de recursos hídricos; Definir diretrizes para a abordagem do tema das mudanças climáticas nos planos de recursos hídricos; Agenda de trabalho do CTPA  para 2020; Encaminhamentos e informes gerais.

“Participar desse programa nacional de recursos hídricos do pantanal, para mim é importante por questão de informação, […]  , então tem várias ações que estamos fazendo, parcerias com o comitê Popular do Rio Paraguai e direto com o comitê popular do Rio Jauquara, parceria com a Escola de Militância, com a Escola de Ativismo para estar reforçando a luta em defesa dos nossos rios, […]”, explica Bento. “[…] quanto mais gente tiver lutando para defender nossas águas do Pantanal, isso é muito bom, estamos ai juntos para reforçar a nossa luta, aprendendo, conhecendo e ensinando as outras pessoas, porque a nossa comunidade é difícil para chegar, então quanto mais conhecimento as pessoas tiverem acaba sendo melhor.”, reforça em seu depoimento.

A reunião teve como participantes, a Nova Composição do GAP, representares do Poder Público Federal, do Poder Público Estadual, setores usuários, e Sociedade Civil, sendo aberta ao Público.