ESCOLAS COMUNITÁRIAS SÃO CONTEMPLADAS PARA PARTICIPAR DA V CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 16/08/2017

Na última reunião da Câmara Técnica de Educação Ambiental para Gestão da Água (CTEM) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), em que a vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro participou, saiu a notícia de que as escolas comunitárias estarão contempladas para participar da V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, que será ano que vem em Brasília. Essa informação foi dada pelo coordenador geral de educação ambiental e temas transversais da secretaria de educação básica do Ministério da Educação – MEC – Felipe Felisbino.
As escolas comunitárias vão estar no decreto nacional aptas a inscreverem seus alunos para participar de todas as etapas até chegar a fase final, ou seja, na própria na Conferência. Essa foi uma demanda da representação da sociedade civil dentro do CNRH, que foi levada para a presidente da CTEM, Renata Maranhão, e que muito sensível ao assunto, colocou em pauta na Câmara Técnica e que agora foi atendida pelo coordenador Felisbino.
A vice-coodenadora Thereza Christina explicou que na IV Conferência, as escolas comunitárias apenas do Maranhão puderam participar, graças a articulação da sociedade civil dentro dos órgãos colegiados para que estas escolas não ficassem de fora de todos os processos até chegar a Conferência Nacional.
“Estamos felizes porque agora esse reconhecimento é nacional e qualquer escola comunitária vai poder participar das etapas até a Conferência Nacional. Todos saem ganhando e a escola comunitária apresenta sua força e valor para os locais onde estão inseridas”, disse.
