SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – O Fonasc. CBH/MA está apoiando o Plano de manejo da Área de Proteção Ambiental – APA de Upaon-Açu, Miritiba e Alto Preguiças, unidade de conservação estadual criada pelo Decreto nº 12.428 de 5/6/1992 que abrange área de 1.535.310 hectares e 24 municípios, dentre os quais São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.
Nesta sexta (8) foi realizada a 1º OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO para apresentação do Diagnóstico do Plano de Manejo da APA de Upaon-Açu, em São José de Ribamar. Na oportunidade foram discutidos os critérios metodológicos do trabalho de coleta de dados e análise para a elaboração do relatório do DIAGNÓSTICO DA APA, com destaque dos aspectos do meio físico, meio biótico e meio socioeconômico, em como os conflitos de uso em uma Unidade de Conservação, instituída a 20 anos, mas não dotada de seus instrumentos de gestão até o momento.
O professor Luís Macedo, em sua palestra ressaltou a importância do Plano de manejo para esta APA que sofre com a especulação imobiliária. “Preciso obter recursos para efetivar ações de preservação da APA e assegurar sua sustentabilidade”, disse. Em seguida o professor ressaltou o objetivo do plano de manejo. “O objetivo é de orientar e disciplinar o uso e a ocupação do solo, a exploração dos recursos naturais e a proteção da fauna e da flora”, enfatizou.
O Fonasc. CBH/MA esteve presente nas discussões sobre a elaboração do Plano de Manejo. “Faz parte do compromisso do Fonasc. CBH promover, discutir e buscar meios para que o meio ambiente seja preservado. A elaboração deste plano veio em um bom momento, em que o cenário da ilha de São Luís está mudando com a grande especulação imobiliária”, disse Theresa Cristina vice-coordenadora nacional do Fonasc. CBH.

APA Upaon-Açu Miritiba/Alto Preguiças
A região que constitui a APA Upaon-Açu /Miritiba/Alto Preguiças sofre intenso processo de exploração, mas ainda apresenta um relevante estoque de biodiversidade. Para permitir o crescimento e o desenvolvimento inteligente, responsável e sustentável foi criada esta APA.
Para que esta área seja administrada da maneira mais correta possível, será elaborado um Plano de Manejo, que FONASC. CBH apóia, tendo em vista o uso responsável da APA e a manutenção da qualidade de vida da população que habitam neste local, mantendo o equilíbrio ecológico da região.
O Plano de Manejo
A Área de Proteção Ambiental – APA – precisa ter um plano de manejo para atender ás necessidades de planejamento e gestão desse território. O plano será elaborado de acordo com os objetivos gerais da APA, especificando o zoneamento e as normas que devem presidir o uso e manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade. O plano de Manejo inclui medidas que vão promover sua integração à vida econômica e social das comunidades locais, visando o desenvolvimento e a manutenção da qualidade de vida de todos os seres vivos da região.
