Fonasc. CBH participa de inauguração de bibliotecas do Projeto Rede Leitora

SÃO LUÍS: O Fonasc. CBH participou na manhã deste sábado (10), da carreata de inauguração das bibliotecas comunitárias do projeto Rede Leitora Terra das Palmeiras. A carreata percorreu as ruas e avenidas dos bairros: Cidade Operária, Santa Clara, Vila Janaina e Cidade Olímpica, todos em São Luís.

Foram inauguradas cinco bibliotecas comunitárias na área da Cidade Operária. São elas: Arthur Azevedo (Santa Clara), Paulo Freire (Vila Janaina), Monteiro Lobato (Cidade Operária), Portal da Sabedoria (Cidade Olímpica), Josué Montello (Cidade Olímpica). Em cada inauguração foram feitas ações de leitura com declamações de poemas e poesias de grandes autores da literatura brasileira e portuguesa, como Fernando Pessoa, Gonçalves Dias e alguns poemas de autoria de alunos.

Clenilde Castro, gestora do Colégio Nossa Senhora da Conceição no bairro da Cidade Olímpica, falou da importância do e do surgimento do projeto. “No dia 25 de julho de 2005, o Clube de Mães Santa Luzia, entidade mantenedora do Colégio Nossa Senhora da Conceição, em parceria com AEC/MA, o BNDS e AEC/Brasil, com o intuito de abrir espaços de leitura nas comunidades, deu o primeiro passo para o acesso ao livro, com capacitação para professores e gestores sobre espaço, acervo, catalogação e pesquisas. Depois de toda essa formação e preparação do espaço, foi inaugurado no dia 19 de março de 2006 o Espaço de Leitura “Portal da Sabedoria”. Hoje estamos reabrindo esse espaço em parceria com o Instituto C&A e as instituições que formam a rede Leitora “Terra das Palmeiras”, não só como espaço de leitura, mas como Biblioteca Comunitária Portal da Sabedoria”, disse.