Fonasc. CBH realiza Oficina preparatória para IV Conferência Infanto Juvenil
Foi realizada na manhã de sexta – feira (9) no escritório do Fonasc CBH em São Luís, a oficina preparatória para IV conferência Infanto Juvenil. A oficina foi ministrada pela Professora Mestre Clarissa Lobato. Na oficina estavam presentes, representantes de escolas comunitárias apoiadas pelo Fonasc. CBH. Entre elas: Clenilde Castro da escola Nossa Senhora da Conceição, Neusa Ribeiro do Instituto Cosme e Damião, Maria Gomes da Escola Comunitária Shalom e Joselma Martins da Escola Comunitária Maria do Socorro, além de representantes e colaboradores do Fonasc. CBH.
Na Oficina Clarissa, trabalhou o processo de conferência na escola, simulando as etapas da conferência, fazendo com que os representantes das escolas elaborassem um plano de ação prévio para depois trabalhar um tempo de culminância na escola.
Teresa Cristina vice-coordenadora do Fonasc. CBH ressaltou o posicionamento do Fonasc. CBH em relação à conferência. “O Fonasc. CBH entende que a participação das escolas comunitárias na IV Conferência Infanto Juvenil é de suma importância e significa um momento impar para o processo de fortalecimento e articulação institucional das escolas comunitárias, sendo representado na C.O.E por membros da rede das escolas comunitárias, disse.
A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.
Nesse momento, cada escola: construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. A escola elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.
