Fonasc participa do lançamento da 6ª edição do Coroado de Natal
A vice coordenadora nacional do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro participará nesta quarta feira (17) do lançamento do 6º Coroado de Natal, com o tema “Saúde: Direito de Todos”, que ocorrerá na noite de quarta feira no Brisamar Hotel, reunindo organizações não governamentais, empresas e órgãos públicos, parceiros dessa festa natalina do Polo Coroadinho, uma amostra daquilo que a Comunidade faz de melhor na música, dança e artes em geral, cultura, educação, ações sociais e políticas públicas.
As atividades do evento acontecerão no Complexo Viva Luciano Moreira, no Alto São Sebastião, local originalmente construído para servir de modelo de gestão compartilhada entre o Poder Público e a Comunidade enquanto espaço cultural que possa ser replicado para outras localidades, anuncia Ana Maria Frazão, presidente do Conselho das Entidades do Coroadinho.
De acordo com Nery Mendonça, também coordenadora pelo Rotary São Luis – J. Paulo, o Coroado de Natal é um momento em que o Polo Coroadinho mostra toda a sua riqueza sociocultural e econômica. “Com o envolvimento da comunidade, empresários e o poder público para a realização de obras e serviços nas áreas de segurança, urbanismo, saúde, cidadania e cultura, buscamos reafirmar uma identidade cultural para todo o polo Coroadinho”, concluiu.
Segundo Thereza Christina a participação do Fonasc.cbh em eventos como esse é muito positiva, pois ações como esta contribuem para a inclusão sociocultural na comunidade, a valorização dos bens culturais e do rico patrimônio histórico, arqueológico e natural, ali existentes, para ajudar na elevação da autoestima de seus habitantes e na promoção da geração de emprego e renda; além de discutir políticas públicas nas áreas da segurança, educação, saúde, cultura, esporte, lazer e meio ambiente e recursos hídricos.
Coroado de Natal
O 6º Coroado de Natal – Está previsto para os dias 01 e 02 de dezembro vindouro. Além da vasta programação cultural, artística, diversão e de lazer, os moradores do bairro terão acesso à emissão de documentos como carteira de identidade, registro de nascimento, consultas oftalmológicas, testes preventivos de câncer do colo do útero, diabetes, hipertensão arterial e distribuição medicamentos.
O evento nasceu da preocupação de integrar aquelas ações comunitárias, de tal modo “que a criação da RCN – Rede Coroado de Natal é o caminho natural dessa trajetória de anos de articulação e união de esforços. Disseminar bibliotecas, brinquedotecas, espaços de lazer e de geração de emprego e renda estão sendo agora o nosso maior desafio”, explica o conselheiro do Ecomuseu Sítio do Físico, Fernando Mendonça.
O Bairro
Em toda a área do Coroadinho, bairro surgido de uma invasão no fim da década de setenta e que hoje abriga 54 mil moradores (a 4ª maior ocupação irregular do Brasil conforme o IBGE), com dezenas de entidades que prestam algum tipo de trabalho voluntário, sendo que, 38 delas, são escolas comunitárias que suprem a falta de escolas públicas de ensino fundamental. Além dessa atuação no ensino formal, chama a atenção as ações da Rede Leitora/C&A; Projeto Janelas para o Futuro/UNICEUMA; a quantidade de pessoas que se tornam profissionais por meio dos cursos do CEPC e CEPROMAR; e a luta por segurança pública para redução da violência e criminalidade. “O Coroado de Natal surgiu com a integração de todas as atividades desenvolvidas por essas organizações, um trabalho feito em rede que tem tido bastante sucesso”, explicou Maria das Dores, presidente do Conselho de Defesa Social.
mais noticias fonasc acesse :http://fonasc-cbh.org.br/?cat=8