
Início das aulas no Ineac marca nova etapa de aprendizado sobre Meio Ambiente e Recursos Hídricos
O Instituto Educacional Assistencial do Coroadinho (Ineac), Escola Irmã Maria do Socorro estreou no Projeto “Grita Jeniparana: assista esse filme” como espaço das Oficinas do Projeto. Até então, as escolas comunitárias Instituto Educando e Instituto Mariana estavam sendo locais das Oficinas que integram um dos três pilares do projeto. Durante os meses de outubro e novembro acontecerão as Oficinas de “Gestão de Meio Ambiente e Recursos Hídrico” e a Oficina de “Produção de Curta Metragem”, ministradas pelos professores Felipe França, oceanógrafo e Thaís Lima, cineasta, respectivamente.
Durante os encontros, cada oficina terá duração de seis aulas e os alunos terão a oportunidade de compreender de forma prática e participativa a importância da gestão dos recursos hídricos, o papel das bacias hidrográficas e a necessidade de uma relação mais consciente entre sociedade e meio ambiente. A proposta visa estimular a reflexão sobre como as comunidades podem contribuir para a conservação da água e dos ecossistemas locais, tema central nas políticas ambientais contemporâneas.
O Projeto “Grita Jeniparana: assista esse filme” é um projeto financiado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), executado pelo Instituto Mariana e parceria do Comitê Infantojuvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana (CIJBHRJ), organismo formado pelo Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH) e escolas comunitárias: Instituto Educando, Escola Comunitária Casulo, Escola Irmã Maria do Socorro, Escola Nossa Senhora da Conceição, Instituto Educacional e Social Shalom, Instituto Maanaim e Instituto Betesda.