
Por Virgínia Diniz | Ascom Fonasc.CBH
Entre as atividades realizadas pela Federação Maranhense de E-Sports (FMES), as crianças terão Quis de Educação Ambiental e zona Free Play
Nesta quinta-feira (2), o Projeto “Grita Jeniparana: assista esse filme”, ação que tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), execução do Instituto Mariano e parceria do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH) e das escolas comunitárias do Comitê Infantojuvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana (CIJBHRJ), estarão no estande da CMDCA, na 18ª Feira do Livro de São Luís. A presença do projeto terá uma atividade inédita que será a participação da Federação Maranhense de Esportes Eletrônicos, E-Sports (FMES), que farão com as crianças Quiz sobre Educação Ambiental e organizarão uma Zona Free Play.
A FMES tem uma disciplina no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e tem quebrado conseguido romper ideias negativas sobre os jovens e a educação formal. Com a presença no IEMA os alunos são motivados a buscar a disciplina e o empenho escolar como forma de participar das atividades ligas aos jogos, além de contarem com uma curadoria da Federação, que orienta os jovens sobre a importância da dedicação nos estudos, ao mesmo tempo que estimulam as expertises, talentos e competências natas ou potenciais dos jovens maranhenses, dando oportunidade de nascimento à uma geração talentosa que precisa apenas de incentivo e orientação adequada.
“Nosso trabalho tem sido reconhecido pelo Governo do Estado do Maranhão e por instituições de educação como o IEMA que abriram as portas para os jogos eletrônicos. A forma pedagógica que alia as habilidades dos jogos e a disciplina nos estudos formais, nos abriram portas com outras instituições como a Escola Militar do Maranhão. Isso nos deixou muito felizes, pois, por ser uma instituição que tem a credibilidade da sociedade e a tradição pela disciplina, nos indica que estamos no caminho certo da confiança e credibilidade”, pontuou Matheus Sá, coordenador de eventos da FMES, que em dezembro planejam realizar um evento estadual com mais de 5 mil praticantes de E-Sports.

O Maranhão tem se destacado no trabalho dos jogos eletrônicos e foi o segundo estado do Brasil e o primeiro do Nordeste, a incluir a modalidade oficialmente nos jogos escolares. Além disso, o IEMA abriu turmas uma de suas unidades e a Escola Militar do Maranhão está em diálogo com a Federação.
A parceria da FMES e o Projeto “Grita Jeniparana: assista esse filme” será um grande ganho tanto para a educação ambiental quanto para a projeção das ações sociais do Maranhão em nível de Brasil, uma vez que órgãos como a Agência Nacional das Águas (ANA), cujo Comitê Infantojuvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana já ganhou premiação por inovação e boas práticas, possui jogos eletrônicos com o tema da água em seu catálogo de ações educativas. Dando um pequeno spoiler do que acontecerá dessa união, podemos adiantar que o Grita Jeniparana: assista esse filme está em diálogo com a FMES para criação de um jogo com super-heróis do Rio Jeniparana. A construção dos personagens e dos heróis e heroínas será uma escolha feita pelos alunos das escolas do Comitê, em uma ação a ser divulgada em breve pela assessoria do projeto.
