
Por Virgínia Diniz, ON&OFF | Ascom Fonasc.CBH
Nesta terça-feira, 5 de agosto, no programa Timbira News, 1ª edição, da Rádio Timbira, o Fonasc.CBH (Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas) participará de uma entrevista sobre a Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc/MA), que acontece de 5 a 8 de agosto, na Fetaema, em São Luís (MA). Representado pela vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro, que integra a Comissão Organizadora Estadual (COE) da Conferência, a entrevista abordará a importância do evento, que reúne adolescentes de todo o estado para debater e propor ações em defesa da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente em suas comunidades escolares.
Além disso, durante a entrevista, será destacada a atuação de uma das escolas participantes do Comitê Infantojuvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana (CIJBHRJ), que teve seu projeto selecionado e está entre os que concorrem a uma vaga na Conferência Nacional, prevista para ocorrer em Brasília. O apoio do Fonasc.CBH tem sido fundamental para o fortalecimento dessa participação cidadã de jovens em temas de grande relevância, como os recursos hídricos e a sustentabilidade local.
A Conferência Estadual faz parte do processo da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com órgãos ambientais. O tema deste ano é “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática“, com foco na valorização dos territórios e no protagonismo juvenil em pautas socioambientais.
Entre os participantes da VI Conferência, além do Fonasc.CBH, que integra a COE, está o Instituto Educando, que concorre com projetos para a vaga dos 20 delegados que irão representar o estado na etapa nacional da conferência, ambos, integrantes do “Projeto Grita Jeniparana – assista esse filme”, iniciativa que tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), execução do Instituto Mariana e participação das instituições que compõem o CIBHRJ, entre elas, o Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH).
Como a sociedade pode colaborar?
É comum que devido o fluxo de informações (ou ausência delas), os cidadãos às vezes se sintam impotentes ou excluídos do processo de participação de ações como essa. Contudo, para ajudar o leitor que chegou até o nosso site em pensar formas de participação nesta causa, pontua-se neste artigo como cada um pode atuar no fortalecimento de ações como a Conferência Infantojuvenil. Ação que depende do engajamento de famílias, escolas e comunidades. A sociedade pode colaborar:
- Valorizando e divulgando os projetos desenvolvidos por crianças e adolescentes;
- Incentivando a criação de clubes ambientais nas escolas;
- Promovendo o consumo consciente da água e debatendo questões ambientais em casa;
- Participando das ações do Comitê de Bacia Hidrográfica local.
A participação do Fonasc.CBH na conferência é um exemplo de como a articulação entre sociedade civil, escolas e poder público pode mobilizar jovens para a transformação socioambiental de seus territórios.
