
Por Virgínia Diniz | Ascom Fonasc.CBH | ON&OFF
Junto com oficinas e visitas técnicas os EcoDebates integram um dos três braços de desenvolvimento do projeto Grita Jeniparana – assista esse filme
Na tarde desta quarta-feira (30), o “Projeto Grita Jeniparana – assista esse filme” realizou um EcoDebate na Biblioteca Comunitária da Vila Maranhão, reunindo crianças, jovens e mãe para uma sessão gratuita de exibição do filme “A nascente mora aqui”. A exibição foi antecedida por uma apresentação sobre a Bacia do Rio dos Cachorros e a importância da preservação dos espaços ambientais e após a exibição, as crianças e as mães presentes participaram de uma conversa conduzida por Thereza Christina Pereira Castro, vice-presidente da ONG Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH), coordenadora técnica do projeto e contou com a presença de Neuza Ribeiro, diretora do Instituto Mariana, entidade executora do projeto.
O projeto “Grita Jeniparana” tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), execução do Instituto Mariana e participação das instituições que compõem o CIBHRJ, entre elas, Fonasc.CBH.
“Esse foi um momento muito importante para todos do projeto. Conversar com essas crianças e adolescentes foi importante pela partilha das ações feitas pelo Projeto Grita Jeniparana. Imaginamos que podemos não apenas somar às nossas causas em prol da educação ambiental das gerações, mas, também acreditamos que plantamos sementes de preservação no coração das crianças”, pontua Thereza Christina, vice-coordenadora do Fonasc.CBH.
No final do EcoDebate, ficou a proposta e pergunta aos presentes sobre a possibilidade pertinente da instalação de um Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio dos Cachorros, onde o Rio dos Cachorros, que dá nome a bacia, nasce na região da Vila Maranhão e adjacentes.

EcoDebate
Os EcoDebates são momentos que abordam conversas sobre temas relacionados à preservação ambiental, que no projeto serão articulados com exibição de filmes para trabalhar de forma lúdica e simbólica a conscientização e educação sobre o tema.
O filme escolhido, “A nascente mora aqui”, foi lançado em 2020, com roteiro, produção e direção de Gabriela Nassar. O filme trata da importância ambiental, social e cultural da Praça Homero Silva, a maior área verde do bairro da Pompeia, na zona oeste de São Paulo, capital, abrigo de nascentes do Córrego Água Preta. Seu ecossistema está ameaçado pela construção de um empreendimento no terreno ao lado.
As crianças participaram e adolescentes participaram. Algumas delas acompanhadas pelas mães, que também participaram da ação de forma ativa e muito interessadas em conhecer mais sobre o trabalho de preservação do Rio dos Cachorros. Rio que abrange a região da Vila Maranhão.
Conheça o Projeto que utiliza o cinema como ferramenta pedagógica para a Educação Ambiental
O “Projeto Grita Jeniparana – assista esse filme” iniciou em março deste ano e tem duração de um ano. O objetivo é trabalhar o tema da educação ambiental mobilizando escolas comunitárias do Comitê Infantojuvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana (CIJBHRJ). O projeto propõe utilizar o cinema como ferramenta pedagógica, onde no decorrer de um ano os alunos das escolas irão aprender sobre as questões hidrográficas do seu entorno, refletirão suas realidades e a partir de oficinas com profissionais irão construir um documentário que leva o nome do projeto “Grita Jeniparana – assista esse filme”.
Canal no YouTube A Nascente Mora Aqui:
