Na manhã do dia 27 de junho, Thereza Christina Pereira Castro, vice-coordenadora nacional do FONASC.CBH acompanhada do  Prof.Ronald Chaves representante do  Movimento Nacional de Luta pela Moradia-MNLM e do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA, ambos representando o Comitê Mobilizador de Políticas Públicas Sustentáveis – CMPS, reuniram-se com o assessor especial do Secretário de Estado de Meio Ambiente Dr. Diego Ricci com o objetivo de criar especiais sinergias entre várias Organizações Sociais da Sociedade Civil, que promovem o Desenvolvimento da Política Socioambiental do Estado do Maranhão. 

Compõem  o Comitê Mobilizador de Políticas Públicas Sustentáveis – CMPS o Sr. Reginaldo Bordalo – Coordenador do Fórum da APA do Itapiracó-FAI, o Dr. Sálvio Dino – Coordenador do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão-FEEA, o Sr. Francisco das Chagas – Coordenador do Fórum Maranhense de Comitês de Bacias Hidrográficas-FMACBH, a Prof.ª Thereza Cristina Pereira Castro – Vice coordenadora Nacional, do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas ,o  Prof. Ronald Chaves,   representante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia-MNLM e  do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA, e o  Ms. Marcos Silva – pesquisador e ativista socioambiental.

A reunião teve como pauta 02 itens:

  • Plano de Apoio e Valoração Financeira das Organizações Sociais da Sociedade Civil, que Promovem o Desenvolvimento da Política Socioambiental do Estado do Maranhão (Lei Estadual, Fundo, Incentivo Fiscal, Rubrica e etc).
  • Proposta de Criação da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos – proposta de agendamento de reunião com o Governador

Para Thereza Christina, ‘’ todos nós que estamos à frente das organizações sem fins lucrativos desempenhamos um papel capital para o desenvolvimento social e a construção de um mundo mais justo. Entretanto temos um desafio que passa pela construção de estratégias de apoio para implementar nossas ações. A reunião foi bastante proveitosa e estamos na expectativa de avanços na relação estado e sociedade.”

O prof. Ronald deixou a reunião com a certeza que “fomos bem recebidos e deixamos nossas preocupações e proposições ao mesmo tempo, que o assessor Diego Ricci firmou compromisso em nos dar uma devolutiva o mais breve possível, para que logo tenhamos retorno satisfatório.”

Com o resultado da reunião em tela, ficou alinhado uma próxima reunião para discutir junto às autoridades competentes e direcionadas, a iniciativa, por meio de uma reunião de apropriação das propostas apresentadas em pauta.