(Foto: Divulgação)

Nesse último domingo, 04/12, o Instituto Oca do Sol, membro do Fonasc.CBH, participou do Projeto Brasília Sensível a Água e RESIDÊNCIA, que aconteceu em Serrinha do Paranoá, no Núcleo Rural do Córrego do Urubu, Chácara Bela Vista. O projeto é uma parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão “Água e Ambiente construído”, do Programa de Pós Graduação (PPG), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Universidade de Brasília (UNB). Ação possível graças à parceria com outro projeto Vida & Água, da Área de regularização de Interesse Social (Aris), da UNB, e sua rede de apoio.

“Uma ação importante, tendo em vista que se trata de uma região produtora de água, a qual abastece parte da População de Brasília”, explica Cristiandrea Ciciliato, do Instituto Oca do Sol, alertando, também, que devido a época de chuva, condição que favorece o plantio.

Durante a ação a comunidade local, se reuniu para cuidar da nascente. Ação importante, uma vez que após a crise hídrica 2016/2017, muitos ficaram sem água, e suscetíveis a diversos doenças de veiculação hídrica.

A água da Serrinha do Paranoá, também pôde ser levada, durante a pandemia da COVID19 para as Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS), no DF, onde mais de 200 mil pessoas vivem sem direito à água em condições de consumo.

(Instituições que apoiaram)