A disponibilidade de água é essencial para manter a integridade do processo ecológico e é uma fonte de desenvolvimento socioeconômico. Porém, o desenvolvimento socioeconômico tem aumentado a pressão em recursos hídricos […].
[…] A escassez de água é um dos principais problemas que deve ser mencionado no século XXI, como esclarecido nos cenários climáticos atuais e futuros (World Economic Forum, 2019). A redução de fluxos de correntes em rios é uma demonstração clara da escassez de água. Com isso, é imperativo entender o regime de fluxo de uma bacia hidrográfica e identificar possíveis mudanças no fluxo de correntes, para administrar recursos hídricos eficientemente. Para isso, é necessário analisar dados temporais de fluxos de correntes […].
[…] Neste estudo, nós propomos usar regressão quantílica dinâmica (DQR) para analisar tendências em séries temporais de fluxos de correntes. Regressão quantílica dinâmica é um subconjunto da classe geral de modelos de regressões quantílicas semi-paramétricas, que são feitas para modelos de séries em intervalos de tempo e relatos explícitos de correlação periódica nos dados. Também pode ser usado para modelos de dinâmicas sazonais e comportamento de tendências. Portanto, com um único modelo estatístico, é possível acessar o efeito de correlação em série, modelos de flutuações sazonais e acessar tendências em dinâmicas fluviais […].
Veja o artigo completo em: Dynamic quantile regression for trend analysis of streamflow time …
Veja outras divulgações do FONASC.CBH:
