OUTORGA A FÁBRICA DE REFRIGERANTES PODE ESTAR CAUSANDO ESCASSEZ DE ÁGUA EM BRUMADINHO-MG

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 13/11/2018
Desde que a fábrica da Coca-Cola chegou na região de Brumadinho em Minas Gerais há um conflito na outorga pelo uso da água que foi dada ao empreendimento, gerando uma verdadeira guerra de estudos e relatórios que tratam sobre os impactos causados na população que mora na região. A escassez de água é apenas um dos prováveis problemas gerados pela concessão dada à fabrica que estão afetando as famílias em Brumadinho-MG.
O Fonasc.CBH, através do conselheiro Cléverson Vidigal tem acompanhado o conflito dentro do CBH do Rio Paraopeba. O conflito está virando uma guerra de estudos onde alguns profissionais fazem avaliações favoráveis à Coca-Cola e outros a favor das comunidades.
Um dos relatórios é o que foi apresentado pelo parceiro do Fonasc.CBH em Minas Gerais, a ONG Abrace a Serra da Moeda, cuja conclusão aponta que ”Desta forma, é se levado a concluir que o efeito do bombeamento sobre as nascentes (Campinho e Suzana) existe e, em vários gráficos, seu sinal se destaca frente ao da pluviometria. O rebaixamento do NA observado em varias séries históricas levantadas na área estudada não pode ser atribuído ao período de precipitação abaixo da média no período de 2012 a 2016 como consta do Estudo; ele é em grande parte resultado do bombeamento”.
Veja o estudo completo e as imagens que mostram que o bombeamento dos poços que abastecem a fábrica podem estar afetando a vazão das nascentes de Campinho e Suzana.
Veja o estudo completo abaixo
Análise Crítica Estudo Hidrogeologico Serra da Moeda Fase II
