MOMENTO CRUCIAL PARA A SERRA DO GANDARELA

 

Desde maio de 2012, quando o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou as 6 consultas públicas (Caeté, Raposos, Santa Bárbara, Ouro Preto, Rio Acima e Belo Horizonte), estamos aguardando a criação do Parque Nacional e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Serra do Gandarela.

 

PARNA   RDS que queremosParque Nacional e Reserva de Desenvolvimento Sustentável que queremos para garantir os atributos da Serra do Gandarela

 

Segundo fontes de confiança em Brasília, o governo federal, ao que tudo indica, criará nos próximos dias um Parque Nacional da Serra do Gandarela completamente mutilado, de forma a atender os interesses da Vale e também desrespeitando toda a negociação acerca da criação da RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável), adjacente ao Parque e pedida pelas comunidades.

 

Pretensoes Vale

 

Se isso acontecer, será muito difícil depois reverter para o Parque Nacional as áreas tomadas agora pela Vale e teremos muito trabalho para impedir o licenciamento da Mina Apolo e outros empreendimentos na região da Serra do Gandarela deixada de fora da proteção. Com essa mutilação em seus limites, o Parque Nacional da Serra do Gandarela perderá também seus principais atributos ambientais, como o importante aquífero que fornece água em grande quantidade e ótima qualidade e suas outras inigualáveis singularidades.

 

NÃO PODEMOS DEIXAR ISSO ACONTECER!!!

 

Se você quer colaborar com a nossa campanha para impedir esse absurdo, entre na nossa corrente de protesto e envie esta semana e-mails para a Casa Civil da Presidência da República exigindo que a Presidente Dilma atenda os reais interesses dos brasileiros e da nação – e não os interesses da Vale!!!

EMAIL: Casa Civil da Presidência da República

Sugerimos algumas frases, tais como:

DILMA, NÃO ACEITAREMOS QUE O GOVERNO FEDERAL MUTILE O PARQUE NACIONAL DA SERRA DO GANDARELA E NÃO CRIE A RDS!! QUEREMOS UM PARQUE E UMA RDS POR INTEIRO!!!

ou

SE O PARQUE NACIONAL DA SERRA DO GANDARELA FOR MUTILADO PARA ATENDER OS INTERESSES DA VALE OU DE QUALQUER OUTRA MINERADORA – E NÃO FOR CRIADA A RDS – AO INVÉS DE ATENDER OS INTERESSES DA NAÇÃO, SEU GOVERNO ENTRARÁ PARA A HISTÓRIA COMO PADRINHO DESSE ABSURDO QUE COLOCA EM RISCO O ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE VÁRIOS MUNICÍPIOS E DE BELO HORIZONTE!!!

ou

DILMA, CRIE A RDS E NÃO MUTILE O PARQUE NACIONAL DA SERRA DO GANDARELA SÓ PARA ATENDER OS INTERESSES DA VALE! NOSSAS RIQUEZAS HÍDRICAS, HISTÓRICAS, CULTURAIS E DE BIODIVERSIDADE VALEM BEM MAIS QUE NAVIOS CARREGADOS DAS NOSSAS RESERVAS ESTRATÉGICAS DE FERRO QUE SÓ GERAM RIQUEZA EM OUTROS PAÍSES E PARA OS ACIONISTAS!!!

Sintam-se livres para redigir outras frases. Lembramos apenas que os expressões “parque mutilado”, “atender a Vale”, “não aceitaremos” têm mais chances de pressionar o governo.

Envie sua mensagem sempre com cópia paramovimentogandarela@gmail.com

 

PRESIDENTE DILMA:QUEREMOS O PARNA E A RDS INTEIROS

 

gandarela  lagoa das antas  barao de cocais alice okawaraLagoa das Antas na área da RDS da Serra do Gandarela (Foto: Alice Okawara)

 

Conheça mais sobre a importância da Serra do Gandarela

 

cachoeira de santo antonio  IMG 4565Robson de Oliveira

 

1 comment on “ALERTA FONASC MG – MOMENTO CRUCIAL PARA A SERRA DO GANDARELA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *