Foz do Rio Anil. Ao fundo, a ponte José Sarney.
Nesta sexta-feira (9), às 19h, o engenheiro e doutor em Urbanismo, José Bello Salgado, apresentará a palestra “Riscos e políticas públicas do habitat nos manguezais em São Luís do Maranhão: aspectos contraditórios do urbanismo caótico”, baseada em sua tese de doutorado, de mesmo título. O evento acontecerá na Área de Vivência da Faculdade Santa Terezinha – CEST (Anil), em São Luís.
A palestra é uma realização da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Anil e do Movimento de Revitalização da Bacia do Rio Anil, com o apoio do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (FONASC-BH), e tem a intenção de despertar a conscientização ambiental no contexto de crescimento urbano desordenado em que vivemos, além de reacender a chama do projeto de revitalização da Bacia do Rio Anil, uma das mais importantes bacias localizadas na Ilha de São Luís.
O trabalho fala sobre os manguezais das bacias dos Rios Anil e Bacanga, dois dos principais rios que cortam São Luís, capital do Maranhão, e que vêm sofrendo há décadas um processo de destruição em decorrência da ocupação subnormal dessas áreas. Com a destruição do bioma do manguezal, os riscos para essas bacias são tanto em relação à saúde da população que habita o entorno dos rios, quanto riscos econômicos e sociais a essa mesma população.
O pesquisador enfatiza a alta vulnerabilidade a que essas comunidades estão submetidas, uma vez que o poderes públicos ainda não estão de todo sensibilizados com a questão ambiental, no sentido de elaborar políticas públicas para minimizar os riscos acarretados pela degradação ambiental, além de solucionar o problema de moradia das famílias de baixa renda.
PERFIL
José Bello Salgado Neto é engenheiro civil, mestre Administração, com ênfase em políticas públicas e gestão institucional, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); mestre profissional em Engenharia Mecânica, na área de planejamento estratégico e gestão da manufatura, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e doutor em Urbanismo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Atualmente, é professor adjunto dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), onde também realiza trabalhos de pesquisa. É membro do Comitê Institucional de Editoração da Uema e foi diretor do Centro de Ciências Tecnológicas dessa instituição, além de prefeito do Campus e Pré-Reitor de Administração.