O FONASC APOIA E INCENTIVA A PARTICIPAÇÃO DAS COMUNIDADES NA MOBILIZAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE BACIA HIDROGRÁFICA RIO DAS VELHAS

Amigos da Bacia do Rio das Velhas E DO PAÍS ,

EM PLENO PROCESSO DE MOBILIZÇÃO PARA O PROCESSO ELEITORAL PARA DEFINIÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DASORG CIVIS ONGS NO CBH VELHA, O FONASC APOIA E INCENTIVA A PARTICIPAÇÃO DAS COMUNIDADES  NA MOBILIZAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR  DE BACIA HIDROGRÁFICA RIO DAS VELHAS  que está em andamento  e consulta publica tambem pelo FONASC . Segundo a equipe de mobilização do CBHs Velhas a proposta  apresenta o diferencial de estar sendo realizado por unidades de planejamento de suas sub-bacias as UTE, que permitirá que você opine sobre a realidade da região/sub-bacia onde mora. É a oportunidade de você praticar a gestão participativa dizendo: o que a sua bacia possui; quais são os seus principais problemas; como anda o saneamento; a coleta de lixo e sua destinação final; a disponibilidade de água e se existem conflitos, inundações; os loteamentos; desmatamentos e se existem áreas prioritárias para conservação, etc. Também é a hora de propor soluções.

Serão realizadas 23 reuniões de consulta públicas (vide cronograma anexo)

É nesta hora que definimos que tipo de bacia hidrográfica nós queremos.

A importância de um plano diretor de recursos hídricos é ser a ferramenta legal a ser obedecida para licenciamentos dos empreendimentos na bacia. É o plano que diz o que pode acontecer, o que é permitido, quando e onde existe capacidade ambiental na bacia para que o empreendimento se instale sem comprometer a qualidade ambiental e de vida.

· Mapa geral das UTEs/sub-bacias da Bacia do Velhas;

· Cronograma das reuniões – Agende a sua participação. As datas foram pré-organizadas em função da logística de deslocamentos das equipes de realização das reuniões de consultas públicas e das datas de reuniões dos subcomitês.

· Definições de termos utilizados;

· Questionário com perguntas para ajudar a pensar sobre a sua bacia (responda as que você vê como importante, agrupe documentos e participe da reunião de sua UTE/bacia onde é o espaço de você dizer tudo isto).

Informações sobre o Plano Diretor do Rio das Velhas:

Telefone: 31 3222-8350 com Luciana Gomes e Procópio de Castro.

E-mail: planodiretor@cbhvelhas.org.br

Sites: www.cbhvelhas.org.br e www.agbpeixevivo.org.br

MAIS INFORMAÇÕES Equipe de Mobilização – Atualização Plano Diretor
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas

Rua Marechal Deodoro, 308 – Floresta – BH / MG
55 31 3222-8350
www.cbhvelhas.org.br

acesse mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *