Fonasc aborda gestão das águas

Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente SRHU/MMA e entidades representativas dosmais diversos segmentos sociais   realizarão  no início de dezembro seminário técnico para tratar da criação do Comitê do Rio Parnaíba. O evento, que deverá acontecer nos dias 4 e 5 de dezembro em Teresina, contará com representantes dos três estados envolvidos no processo (Maranhão, Ceará e Piauí

Dentro do processo de mobilização das org civis e cidadãos ,Thereza Christina Pereira Castro, vice-coordenadora nacional do Fonasc – CBH, como entidade articuladora e mobilizadora do evento participou de entrevista na  TV Difusora, canal 5, em São Luís, onde abordaou  o momento atual da política de recursos hídricos do Estado do Maranhão e os desafios para participação dos cidadãos desse estado na construção da participação social no gerenciamento daquele Rio. Foi resgatado o papel e   atuação do FONASC na gestão das águas e resgatOU-SE  história da mobilização social para formação do referido comitê e o papel do Fonasc nesse processo.

Vale dizer que desde 2007 o FONASC tem participado na região  dos esforços dos cidadãos locais para participação qualificada na gestão do Rio Parnaiba somando-se as entidades locais para a implantação do CBH . O evento do dia 04 e 05  propõe -se a nivelar estratégias e encaminhamentos de todos os segmentos interessados e  instalar definitivamente uma comissão tripartite, evitando artifícios de  centralismos para que doravante, articulem-se   os esforços para instalação do CBH fundado na res 5 do CNRH conforme reivindicação histórica dos movimentos sociais e ambientais da região.