
Parada Cívica, projeto “Grita Jeniparana: assista esse filme” e VI Conferência Nacional Infanojuvenil pelo Meio Ambiente (I CNIMA)foram assuntos abordados durante a entrevista que teve como porta-voz Thereza Chistina Pereira Castro, vice-coordenadora naconal do Fonasc.CBH
O Comitê Infantojuvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana (CIJBHRJ), formado por uma parceria entre escolas comunitárias de São Luís e o Fórum Nacional de da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH), completará, em 2026, 15 anos de ação no Maranhão. Seu nascimento tem o apoio do Fonasc.CBH e durante essas quase duas décadas, o comitê já recebeu dois prêmios nacionais, um deles integrando um livro com histórias de protagonismo pelo meio ambiente no Brasil.
Nesta quinta-feira (28), o Fonasc.CBH, através de sua vice-coordenadora nacional, Thereza Christina, esteve no programa Ponto Final, da Mirante News, para falar sobre as ações do Comitê, o que inclui uma agenda nacional e local sobre o meio ambiente, com Parada Cívica, dia 5 de setembro, na Cidade Olímpica, a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e o projeto “Grita Jeniparana: assista esse filme”. Thereza Christina foi acompanhada pela assessora de comunicação do Fonasc.CBH, a radialista, jornalista e mestre em comunicação Virgínia Diniz, que integra a equipe de oficinaieors do projeto, ministrando a oficina Educomunicação.

A entrevista foi conduzida pelo jornalista e apresentador do programa, Jorge Aração e mostrou como essas ações do Comitê acompanham o cenário de preparação do Brasil para receber a COP 30.
A participação do Fonasc.CBH no Comitê é um exemplo de como a articulação entre sociedade civil, escolas e poder público pode mobilizar jovens para a transformação socioambiental de seus territórios. E a atuação das escolas comunitárias, por sua vez, demonstram a importância do fomento de atividades educativas voltada para os jovens.
Parada Cívica, dia 5 de setembro
A cada dois anos as escolas comunitárias da área da Cidade Olímpica, Cidade Operária e adjacência realizam uma Parada Cívica por ocasião do Dia da Pátria. Em 2025, uma das Escolas envolvidas no CIJBHRJ, Instituto Socioassistencial Educando, levará para o desfile o tema da Mudanças Climáticas.
A Parada acontecerá dia 5 de setembro, sexta-feira e percorrerá as ruas da Cidade Olímpica, Avenida 2.
VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
O Instituto Socioassistencial Educando estará representando o município de São Luís na delegação de 20 alunos do Maranhão que irão representar o estado na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontece de 6 a 10 de outubro em Brasília. A Conferência é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com órgãos ambientais e neste ano traz como tema: “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática“, com foco na valorização dos territórios e no protagonismo juvenil em pautas socioambientais.
Brenda Maranhão, aluna do 7º ano do Instituto Educando, foi orientada pelo Professor Patrick Freitas, que deve acompanhar a aluna no certame nacional da competição, e foram vencedores da etapa estadual com um projeto sobre arborização com foco no resfriamento.
Projeto Grita Jeniparana: assista esse filme
Em março deste ano, o comitê iniciou o Projeto “Grita Jeniparana: assista esse filme”, projeto de educação ambiental que fomenta o protagonismo jovem e utiliza o cinema como ferramenta pedagógica. Os alunos de oito escolas que formam o Comitê, irão construir um filme de modo coletivo, gravado pelo celular, com previsão de ser lançado em março de 2026 para ser distribuído no Maranhão e no Brasil.
Como a sociedade pode colaborar?
É comum que devido o fluxo de informações (ou ausência delas), os cidadãos às vezes se sintam impotentes ou excluídos do processo de participação de ações como essa. Contudo, para ajudar o leitor que chegou até o nosso site em pensar formas de participação nesta causa, pontua-se neste artigo como cada um pode atuar no fortalecimento de ações como a Conferência Infantojuvenil. Ação que depende do engajamento de famílias, escolas e comunidades. A sociedade pode colaborar:
– Valorizando e divulgando os projetos desenvolvidos por crianças e adolescentes;
– Incentivando a criação de clubes ambientais nas escolas;
– Promovendo o consumo consciente da água e debatendo questões ambientais em casa;
– Participando das ações do Comitê de Bacia Hidrográfica local.
