
Por Virgínia Diniz | Ascom Fonasc.CBH
O evento acontece nesta terça-feira (19) e deve reunir a população do município para esclarecimentos sobre a construção participativa do Plano de Educação Ambiental do município
O Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH) participará no dia 19 de agosto, terça-feira, na cidade de Passagem Franca (MA), do Seminário de Construção Participativa do Plano Municipal de Educação Ambiental, que acontecerá na Escola Municipal Afonso Costa, das 8h às 17h. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a Secretaria de Educação. A realização parte do que pede a política estadual de educação ambiental, onde diversos municípios têm promovido seminários semelhantes. O Fonasc.CBH, como membro da subcomissão de Comunicação, Mobilização e Logística da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão, representado pela vice-coordenadora nacional, Thereza Christina Pereira Castro, estará no evento.
O seminário tem como objetivo envolver a sociedade civil, instituições de ensino, gestores públicos e organizações sociais na construção coletiva do Plano Municipal de Educação Ambiental, fortalecendo a integração entre políticas públicas locais e o compromisso com a sustentabilidade.
“Para o Fonasc.CBH, a presença em espaços de diálogo como este reafirma sua missão de contribuir com a democratização da gestão das águas e a ampliação da participação social em processos de formulação de políticas ambientais”, pontua Thereza Christina.
Durante o evento, serão discutidas diretrizes, metas e propostas de ações educativas para fortalecer uma cultura de sustentabilidade no município, alinhando-as com as diretrizes estaduais e envolvendo diretamente a comunidade.
A participação do Fonasc.CBH na subcomissão de comunicação da CIEA é estratégico, uma vez que é importante se trabalhar na comunicação e mobilização contínua nos municípios do estado, fortalecendo os processos participativos e a construção de políticas públicas alinhadas com o desenvolvimento sustentável.
Passagem França e o Seminário Construção Participativa do Plano Municipal de Educação Ambiental
A 516 km da capital maranhense, Passagem Franca possui uma população estimada de 17.592 habitantes (IBGE, 2024), 28 escolas públicas e 2 escolas particulares, o que aponta o potencial de alcance do Seminário, que possui uma rede educacional formal significativa, apontando oportunidades de engajamento não apenas na comunidade escolar, como na sociedade civil como um todo.
Esse movimento está sendo articulado em todo o estado, já tendo acontecido em outros municípios como Itinga do Maranhão (14 de dezembro de 2024), Timon (14 de maio de 2025) e Caxias (15 de maio de 2025).