
Na última terça-feira (12), às 17h, em modo remoto, aconteceu a Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica Pindaré. A reunião aconteceu pela plataforma do Google Meet e entre as pautas estavam a participação do CBH Pindaré no XXVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) e a alteração do curso do Rio Pindaré.
Entre os participantes estavam Thereza Christina Pereira Castro, vice-coordenadora do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH), o presidente do CBH Pindaré, Nonato Moraes e a diretoria. A reunião contou ainda com a participação de João Ricardo Raiser, candidato da Chapa 2, no processo eleitoral do Fórum Nacional dos Comitês de Bacia Hidrográficas, cujas eleições para o triênio 2025-2028, acontecerão durante do XXVI ENCOB, entre os dias 8 e 13 de setembro, em Vitória (ES).
Na ocasião, esteve também presente como convidado, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, Francisco Pereira da Silva Neto, que participou da reunião para acompanhar a fala de Raiser.
Para Thereza Christina, vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH, “a reunião foi positiva pela presença do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Mearim, Francisco Neto e a presença do João Ricardo Raiser, candidato a presidência do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas”, pontuou Thereza Christina, que agradeceu e ressaltou a importância do reconhecimento dado por Francisco ao trabalho do Fonasc.CBH no Brasil.
Durante a reunião, Thereza Christina demonstrou o apoio do Fonasc.CBH à Chapa 2, e solicitou de Raiser que assumisse um compromisso público com todos que estão depositando confiança em sua candidatura. “Vimos nossa confiança ser descartada pela atual presidência e não queremos que isso se repita, pois, a confiança que depositamos em quem nos representa é algo muito caro para ser desconsiderado”, enfatizou a vice-coordenadora do Fonasc.CBH.
O atual presidente do Fórum, Maurício Scalon, foi eleito com quase 80% dos votos, em 2023, em Natal (RN), durante o 25º ENCOB. Contudo, embora tenha sido eleito com o apoio do apoio do Fonasc.CBH, passados dois anos e averiguando que suas proposições não foram cumpridas, o Fonasc.CBH retirou o apoio à sua permanência no órgão (Leia sobre nesta carta).
Entenda o XXVI ENCOB
Com o tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une”, o ENCOB é o encontro mais importante para a gestão participativa das águas do Brasil, por promover o intercâmbio de experiências entre os diferentes segmentos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), reunindo gestores públicos, usuários da água, sociedade civil, universidades e outros agentes comprometidos com a gestão participativa das águas.
Para as eleições que definirá a presidência para o triênio 2025-2028, estão inscritas 2 chapas. A Chapa 2, que conversou com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Pindaré, possui a seguinte composição:
Coordenador nacional: João Ricardo Raiser, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba (GO)
1º Coordenador adjunto: Isabel Souza, Comitê da Bacia do Rio Grande (MG);
2º Coordenador adjunto: Elza Messias, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe (AL);