
Clima de celebração marca evento que aconteceu em num contexto de 14 anos de histórias e conquistas
Nesta terça-feira (29), aconteceu a posse da 4ª diretoria executiva do Comitê Infantojuvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniarana (CIJBHRJ), no espaço de eventos do Instituto Socioassistencial Educando, bairro Cidade Olímpica. Em um contexto de 14 anos de histórias e conquistas do comitê, na ocasião, também aconteceu o lançamento do projeto “Grita Jeniparana: assista esse filme”, ação que tem o apoio financeiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), execução do Instituto Mariana e parceria do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonas.CBH) e das oito escolas que formam o CIJBHRJ.
A 4ª diretoria executiva foi empossada pelo doutor Francisco Teomario Serejo Silva, responsável pela 10ª Promotoria de Justiça Especializada do Termo Judiciário de São Luís, 1º Promotor Regional do Meio Ambiente, que integra a equipe do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural (CAO-UMA) do Ministério Público do Maranhão.
Em seu pronunciamento, doutor Teomário trouxe uma mensagem afirmando que “a educação infantojuvenil é crucial para o desenvolvimento integral de crianças e jovens, formando cidadãos informados, críticos e preparados para a vida. Ela promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a autonomia e o pensamento crítico, além de ser fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”. Ele parabenizou a recém-eleita diretoria empossada por cuidar de um bem precioso para todos e colocou-se à disposição para colaborar com o trabalho.
Prestigiaram a cerimônia de posse o professor Luís Câmara, representando a Coordenação Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação; a assessora especial da presidência da Agencia Executiva Metropolitana – AGEM, Liene Soares Pereira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Rogério Teles, que representou o presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, e ressaltou a importância do Comitê.
“É fundamental que essas crianças compreendam a relevância da preservação das nossas nascentes, rios e bacias para a manutenção do nosso planeta, especialmente no que diz respeito à água, recurso que tanto
defendemos”, afirmou Rogério Teles, que destacou também a relevância da parceria entre o CFQ e o IFMA para o fortalecimento das atividades do grupo. Ele mencionou, como exemplo, as análises químicas da qualidade da água e o monitoramento científico do projeto, áreas nas quais a autarquia poderá contribuir de maneira expressiva.
Na ocasião, estiveram presentes ainda o presidente do Conselho Estadual de Educação, o professor Geraldo Castro, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paço do Lumiar, a gestora da Escola de Cinema do Maranhão, a professora Monica Rodrigues de Farias, o presidente de honra do CIJBHRJ, João Lucas Oliveira; a senhora Edna Lucia Oliveira, representando os pais e responsáveis daqueles que já integraram o plenário do CIJBHRJ, um grupo de mães dos alunos da Escola Irmã Maria do Socorro representando os pais e responsáveis dos novos membros do CIJBHRJ, membros da coordenação de educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Luís e a professora Lea Andrade, gestora do Instituto Socioassistencial Educando; e anfitriã da cerimônia, que dividiu com os presentes “sua satisfação em estar recebendo todos naquele momento e por participar dessa experiência rica e exitosa desde o início de suas atividades com muita seriedade, competência e carinho”.
A nova presidente Raelly Brito Dias, bastante emocionada fez um discurso firme com muita convicção da importância daquele momento e da responsabilidade que acabava de assumir bem demonstrada ao final
de sua fala quando afirma que “por fim, agradeço a todos os presentes, aos nossos apoiadores e a cada um que acredita em nosso potencial. Estou confiante de que, juntos, faremos do nosso mandato uma experiência rica e transformadora’’.
Projeto Grita Jeniparana: assista esse filme
O projeto traz o ineditismo de pautar o cinema como uma ferramenta pedagógica valiosa para a implementação das ações, oferecendo uma maneira dinâmica e envolvente de aprender e ensinar, além de estimular a reflexão, a criatividade e a discussão, tornando o processo de ensino mais interessante e significativo.
A tarefa final do projeto é a produção do curta-metragem “Grita Jeniparana: assista esse filme”, que terá seu roteiro construído a muitas mãos. Agora é aguardar para assistir seu lançamento do dia 22 de março de 2026, quando o CIJBHRH completará 15 anos! Encerrando a cerimônia os presentes foram brindados com uma magnífica apresentação do coral da Escola Irmã Maria do Socorro.
Thereza Christina, vice-coordenadora do Fonasc.CBH, dividiu com todos os presentes a sua imensa felicidade por estar ali vivendo aquele momento lindo e para o Fonasc.CBH esse é um divisor de água em nossa história aonde a emoção, a felicidade e a gratidão são fatores que impulsionam a produtividade, fortalecem os laços sociais e melhoram a qualidade de vida no ambiente de trabalho, e criam um clima organizacional positivo.
Mais informações acesse o link
Confira também aqui