O Fonasc.CBH (MA) participou, no último dia 25 de abril, da Plenária do Encontro Virtual realizado pela plataforma Teams. A plenária foi organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Ministério de Educação (MEC), visando apresentar as CIEAs estaduais presentes na plenária e seus representantes, além de atualizar as entidades da sociedade civil sobre os encaminhamentos iniciais adotados pelos ministérios envolvidos para a reestruturação da Política de Educação Ambiental no país.

A equipe do DEA – MMA deu as boas-vindas aos participantes e apresentou os membros da equipe. Em seguida, a coordenadora de Educação Ambiental do MEC, Rita Silvana Santana dos Santos, enfatizou sua origem na CIEA (BA) e destacou a importância das CIEAs. Marcos Sorrentino, por sua vez, expressou sua alegria por retornar ao MMA e refletiu sobre o desafio de enfrentar a descontinuidade das políticas públicas, com ênfase na educação ambiental como agente de mudanças culturais.

Marcos Sorrentino fez um breve relato sobre o entendimento do MMA de:

  1. recuperar projetos e programas já realizados pelo MMA como as Salas Verdes, a A3P, os Coletivos Jones – CJs;
  2. As CIEAs devem participar da elaboração dos PPAS.

Na plenária estiveram presentes representantes das CIEAs dos estados do Maranhão, Amazonas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe, Alagoas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Amapá e Ceará, os quais tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas e contribuições. É relevante destacar que as manifestações de alegria e esperança em relação a esse novo momento foram um elemento presente em todas as falas dos representantes das CIEAs.

Para concluir a agenda da plenária, Neuzinha, representante técnica do MMA, resumiu os encaminhamentos discutidos e anunciou algumas propostas, como a organização de um evento presencial no segundo semestre e a elaboração de uma minuta para um novo decreto, visando ampliar a participação no Comitê Assessor da Política de Educação Ambiental. Além disso, destacou a criação de um canal de comunicação oficial, o projeto ANPPEA, e reforçou a importância da contribuição das CIEAs na elaboração dos PPAs.

Thereza Christina, vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH e membro da CIEA.MA, expressou sua satisfação em participar do evento, ressaltando a importância de projetos de educação ambiental para a gestão de recursos hídricos e sugerindo uma maior colaboração entre o MMA, MEC e órgãos gestores estaduais.