Em comemoração pelo Dia Mundial da Água (22/3), e pelos 12 anos do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana (CIJBHRJ), aconteceu na tarde desta quarta-feira (22), na livraria Leitura, do Shopping São Luís, o lançamento do edital do I Concurso Literário Rio Jeniparana, que traz como tema: “Água: seja a mudança que o Rio Jeniparana precisa”.

Inspirado na campanha 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial da Água, o tema faz referência à fábula do beija-flor.

Participaram do lançamento as Escolas Comunitárias que compõem o CIJBHRJ: Maria do Socorro, Casulo, Betesda, além do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH), órgão articulador que ajudou a formar o Comitê Infanto Juvenil há 12 anos, premiado nacionalmente por sua inovação na proposta de educação ambiental envolvendo os jovens como protagonistas das ações pelo meio ambiente.

A mesa de abertura da cerimônia foi composta pela presidente do CIJBHRJ, Amanda Regina Castro, pelo professor Luiz Carlos Araújo, vice Reitor da UEMA, por Goreth Pereira, Presidente da Academia Maranhense de Literatura de cordel Catulo da Paixão Cearense, e pelos cordelistas e poetas, Rômulo Reis, diretor de eventos e Maria José Francys, primeira secretária da Academia, a professora da escola Casulo, representando as Escolas Comunitárias, e Thereza Christina Castro, vice coordenadora nacional do Fonasc.CBH.

Em sua fala, Thereza Christina apresentou o Edital, falando sobre as regras de participação e premiações, e pontuou a importância da data no sentido de motivar as crianças e jovens do CIJBHRJ, a avançarem nos estudos e defesa da causa do bom uso dos recursos hídricos no País.

A cerimônia contou com a apresentação de um Sarau da Academia Maranhense de Literatura de Cordel Catulo da Paixão Cearense, que apresentaram poesias e um cordel em homenagem ao Comitê, ao Dia Mundial da Água e Educação Ambiental.

I Concurso Literário Rio Jeniparana – “Água: seja a mudança que o Jeniparana precisa”

Após aberta as inscrições, as crianças e jovens terão até o dia 5 de abril para se inscreverem. Os três primeiros colocados publicados em um ou mais livros – dependendo do número de inscritos – irão compor os primeiro lugares do livro, e ganharão kits de livros da UEMA, e mais eco bags, também com obras literárias.

Entre as crianças existem já pequenos autores, que lançaram seu primeiro livro ano passado. As crianças participaram da cerimônia, e deverão se inscrever no concurso.

Por 12 anos, construindo a história da educação ambiental juvenil no Maranhão e inspirando o Brasil

Com duas premiações nacionais dadas pela Agência Nacional das Águas (ANA), e tendo ultrapassado o território maranhense, inspirando com seu trabalho o nascimento de outro Comitê Infanto Juvenil, no Rio de Janeiro (RJ),o CIJBHRJ acumula pequenas grandes vitórias em sua curta mas promissora trajetória.

A mais recente é a produção de uma cartilha e de um curso EaD voltado para Educação Ambiental, “Cuidando das Águas”. Feito em parceria com a Secretaria do Estado de Educação, Caema, e dos Escoteiros do Brasil, regional Maranhão.

O que? I Concurso Literário Rio Jeniparana

Período de Inscrição? 22 de março a 5 de abril.

Divulgação do resultado final? 15 de maio

Quem pode participar? Crianças de 6 a 15 anos, alunas das nove escolas que compõem o Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana, ou alunas das escolas que integram o Grupo de Trabalho Meio Ambiente, do Fórum das Escolas Comunitárias de São Luís.

Inscrições? Presencial, nas Escolas do CIJBHRJ

Mais informações: Instagram do @comiteinfantojuvenil ou pelo celular (98) 98146 8116, Thereza Christina Castro Pereira.

Edital I Concurso Literário Rio Jeniparana