
- Atendendo a uma sugestão da professora Clenilde Castro, gestora do Instituto Nossa Senhora da Conceição, parceira do CIJBHRJ e FONASC-CBH nas ações do Comitê, realizamos uma escuta com a direção do CBH, realizada na escola Betesda no dia 24 de novembro, formado por Ananda Regina Castro (Presidente), Carlos Alexandre (Vice Presidente), Evelly Raquelle (Secretaria), Júnior Silva (Vice Secretário) e Luís Felipe (Tesoureiro), as perspectivas foram as melhores e mais propositivas possíveis. A posse da nova diretoria, que seria em março, foi desmarcada devido à pandemia e a diretoria entende que a posse pode ser feita já em janeiro de 2021.
- No ano da pandemia do coronavírus os cuidados com as crianças foram de suma importância para que as mesmas se mantivessem protegidas, mesmo assim o Comitê do Rio Jeniparana manteve suas atividades com reuniões remotas e ações localizadas, mantendo os cuidados com a população, em especial as crianças.
Quanto ao próximo ano o entendimento da diretoria é que a expectativas são as melhores e mais produtivas possíveis e ideias são o que não faltam para começar 2021 cuidando do Rio Jeniparana e promovendo ações de educação ambiental.

Entre as principais ideias dos pequenos grandes ativistas estão a construção de um campo em frente a escola, a criação de um grupo interno de WhatsApp em que serão feitas discussões permanentes de ações e metas a serem cumpridas, onde a ideia é realizar reuniões uma vez ao mês durante quatro meses para propor e debater algum projeto e no quinto mês realizar este projeto.
Os projetos têm em vista não somente a preservação do Rio Jeniparana, mas também todo o entorno dele e a comunidade local, na ação de promover a conscientização da população através de agendas de debates para a importância das árvores, das plantas e da área verde, pois a água também nos dá alimento, como foi bem resumido pela diretoria que “a água é o coração do planeta”.

Outros projetos envolvem também, na visão dos pequenos diretores, cobrar do próximo prefeito ações concretas para a preservação do meio ambiente, em que lembraram em especial o episódio da entrega da carta compromisso ao candidato Eduardo Braide (ver INFORMATIVO #135), pois o comitê entende que independe de quem seja o próximo prefeito da cidade, é preciso garantir e fazer o que os governos não fazem sobre o saneamento básico e preservação dos rios. Em resumo, cobrar para que os governantes cumpram com suas obrigações.
Por fim, a mensagem deixada por eles é de que é preciso a força da união e da coletividade para fazer os projetos avançarem e cada dia mais a comunidade como um todo esteja junta em defesa do Rio Jeniparana, evitando poluições e contribuindo com ações efetivas de reciclagem e educação ambiental.
CONFIRA MAIS DETALHES E BASTIDORES AQUI.
