Texto: Ascom Fonasc com Ascom/Sisema
Data: 07/10/2016

Fonasc.CBH é eleito para as vagas do Copam

O Fonasc.CBH foi eleito para compor as vagas das Unidades Colegiadas do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), para o mandato referente ao biênio 2016/2018. O resultado, divulgado no fim do mês passado, elegeu o Fonasc.CBH para a Câmara de Atividades Minerarias e para URC Rio das Velhas os conselheiros Maria Teresa Viana de Freitas Corujo, Patrícia Generoso Thomas Guerra e Antônio Geraldo de Oliveira.

Ao final do processo, serão eleitos 258 conselheiros representantes da sociedade civil para o Plenário, a Câmara Normativa e Recursal, as Câmaras Técnicas Especializadas e as Unidades Regionais Colegiadas (URC) do Copam. A relação com os nomes dos habilitados a concorrer às vagas foi divulgada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) no dia 12 e as eleições on-line aconteceram nos dias 26 e 27 d setembro. A divulgação do resultado final do processo eletivo acontecerá no dia 28 de outubro de 2016.

Participaram do processo eletivo as organizações não governamentais legalmente constituídas para a proteção, conservação e melhoria do meio ambiente, cadastradas há pelo menos um ano no Cadastro Estadual de Entidades Ambientalistas (CEEA); entidades civis representativas de categorias de profissionais liberais ligadas à proteção do meio ambiente; entidades reconhecidamente dedicadas ao ensino, pesquisa, ou desenvolvimento tecnológico ou científico na área do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida.

No caso das vagas para as Unidades Regionais Colegiadas (URC), participaram, também, as entidades de âmbito regional cujas atividades tenham inter-relação com o desenvolvimento das políticas públicas de proteção ao meio ambiente. Os representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (Codemas) serão eleitos em reuniões a serem coordenadas pelas Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams).

Os resultados podem ser acessados no link:

http://meioambiente.mg.gov.br/ component/content/article/13- informativo/2895-processo- eletivo-do-conselho-estadual- de-politica-ambiental-copam- bienio-2016-2018