A audiência pública para criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba é um fruto da articulação do segmento da sociedade civil com a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

E todos os esforços foram no sentido de mobilizar e sensibilizar os três principais atores sociais residentes na área territorial de influência da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, na região sul do Maranhão. Este foi o principal objetivo da Audiência Pública para criação do CBH do Rio Parnaíba, que ocorreu nesta quinta-feira, 22, no Colégio Maristas na cidade de Balsas-MA, a partir das 8h.

A vice-coordenadora do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc), Thereza Christina Pereira Castro está em Balsas, dialogando com o segmento das organizações não governamentais para que possam assinar o termo de criação do CBH do Parnaíba.”Estamos aqui para garantir a sustentabilidade no uso das águas do Rio. Assim estaremos assegurando quantidade e qualidade da água para as gerações futuras”, destacou Thereza.

Além da mobilização dos segmentos da sociedade civil, a Assembleia Legislativa do Maranhão e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente convocaram os segmentos do poder público e dos usuários de recursos hídricos para também aderirem e assinarem o documento para formalização do Comitê do Rio Parnaíba.

O documento integrará a proposta de criação do Comitê que será encaminhada ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), juntamente com o termo de adesão dos 39 prefeitos dos municípios maranhenses banhados pelo Rio Parnaíba, além das ONGs e representantes do setor que utilizam a água como insumo de produção.

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH do Parnaíba) será um colegiado, normativo, consultivo e deliberativo, integrado pelo conjunto de representantes de entidades civis que defendem ou utilizam os recursos hídricos.

O Rio Parnaíba tem 1.400 quilômetros de extensão e sua bacia hidrográfica é formada por 39 municípios do Maranhão, 223 do Piauí e 20 do Ceará. As próximas audiências públicas acontecem no dia 05 de novembro, em Araioses e no dia 19 de novembro, em Timon, onde espera-se contar com a adesão de todos os segmentos para formalizar o CBH do Parnaíba.

Agenda de compromissos

A vice coordenadora do Fonasc ainda concedeu entrevista ao padre Aldir, da rádio Boa Notícia no programa cultura e cidadania. Depois, ela participou de reunião com representantes de movimentos sociais e segmentos da sociedade civil organizada.

Veja aqui a galeria de fotos da audiência

Veja a entrevista da coordenadora do Fonasc para TV local

1 comment on “MA E PI – FONASC PARTICIPOU E APOIOU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA CRIAÇÃO DO CBH DO PARNAÍBA