Imagem do Rio Mearim em Pedreiras

A vice coordenadora nacional do Fonasc, Thereza Christina Pereira Castro, participa nesta sexta-feira e sábado, dias 03 e 04, da reunião da Câmara Técnica da Criação de Comitê (CTCC) do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH), na cidade de Pedreira e também da visita técnica ao Rio Mearim.

Participam da reunião da Câmara Técnica a conselheira Anacleide Andrade (presidente da CT), o conselheiro Manoel Araújo (secretário executivo da CT), o conselheiro Wilton Lopes (relator da CT), o conselheiro Laniel Barros e a conselheira Conceição.

A pauta da reunião irá tratar sobre o planejamento estratégico do CBH do Rio Mearim, dos estudos já realizados por instituições de pesquisa sobre o rio e da criação de outros Comitês de Bacias, como o do rio Itapecuru.

Os conselheiros ainda farão visita técnica ao longo do rio fazendo um comparativo com os estudos sobre o rio e farão um relatório sobre os problemas detectados que será apresentado na próxima reunião plenária ordinária do CONERH, prevista para o mês de agosto.

Para a conselheira e coordenadora do Fonasc, Thereza Christina, a reunião da Câmara Técnica ser realizada fora do âmbito da Secretaria Estadual de Meio Ambiente é bastante relevante para trazer ao plenário do Conselho a realidade dos rios do Maranhão. “Diante do que detectarmos, nossos pares no CONERH terão todas as informações que podem subsidiá-los de decisões importantes na política de recursos hídricos em nosso Estado”, destacou.