FONASC ARTIGO – VAZÃO ECOLÓGICA SEM PARADIGMAS 

Uma ´lógica perversa que fundamentam os conceitos e práticas desse “elite hídrica” da qual todos nós somos reféns NO Brasil  é que sempre imaginaram a quantidade de [água para ser disponibilizada para todos  e principalmente alguns  usos, mas não  atentam para a questão da qualidade e sua produção , se apoiando  comumente numa perspectiva utilitarista dos bens ambientais..
A dimensão ecológica  e socio ambiental   dos rios só muito lentamente tem sido abordada pela comunidade hídrica incentivados  ainda pela lógica do mercado como fundadora da resolução dos problemas, decorrente esta,  da má convivência com os bens ambientais ..E por aí as contradições ficam impossibilitadas de serem enfrentadas…e explicitadas..Isso é IDEOLOGIA das mais perversas..
Vejamos o exemplo da pérola que o CNRH -Conselho Nacional de Recursos Hídricos criou para definir “vazão mínima remanescente ou “ecológica ” para o “bem de todos” ou alguns  ..acessando a resolução 129 de 29 de junho de 2011 Resolução nº 129, de 29 de junho de 2011
E nosso posicionamento a cerca dessa imbecilidade acima patrocinada pelos “áulicos e magníficos pensadores hídricos do país ligados e subalternos ao mercado da água” no CNRH  em   https://fonasc-cbh.org.br/?wpfb_dl=38  e esse outro ABSURDO que legaliza e colocação de merda nos rios tais como: A Resolução nº 140, de 21 de março de 2012 mesmo com nossa posição  contrário
Fiquem certos que ainda assim nesses tempos , nada indica que novos paradígmas serão incorporados para solução de problemas…e o    SISTEMA vai decretar em SP ..SERÃO os pobres e periféricos que terÃO MAIS DESAFIOS para enfrentar a falta dágua nesse estado de SP.
rio urbano
Pois o conceito de integração de políticas que a gestão da água impõe , significa forte impacto na política de usos dos solos e política urbana  e suas implicações na reprodução de aquíferos e ninguém  tem capacidade política para incorporar esses paradigmas inclusive o novo presidente da Sabesp …É a  hegemonia ideológica  da Escola Funcionalista Hídrica  que não tem condições de executar e ter uma leitura  strutural-dialógica  do problema …num reformismo que a os Rios não entendem;;;
Pobre povo..precisa ser uma nação educadora sim;;;mas desse jeito não sei;.;
Cons Joao Clímaco
FONASC-CBH
Rep da Solciedade Civl no CNRH
Escritório Brasília  
061 37028170 e 9999-6191