Esta se armando uma resolução no cnrh para legitimar uma decisão do CBH Verde Grande que define os volumes considerados de usos insignificantes que independem de outorga . Essas decisões de CBHs federais são por fim homologadas pelo CNRH e serve de parâmetros paRA DIVISÃO DOS USOS dentro do balanco hídrico total da bacia.Se você se informar bem essa bacia representa o maior esculhambação que o agro negocio conseguiu fazer com um Rio a ponto de deixa-lo totalmente vazio em algumas épocas do ano. E que considera-se bacia critica.
O CBH Verde Grande corta MG e Bahia e ~e composto majoritariamente pelo SETOR AGRO NEGOCIO SEM PARTICIPAÇÃO DA SOC CIVIL QUE LUTA POR DIREITOS –
Com vigorosa disputa pelos usos ja estabelecido e acompanhado pela ANA, eles resolveram definir o valor de menos de 1 litro por segundo para usos insignificantes…isso significa que os pequenos produtores e ribeirinhos poderão ser impedidos e vitimados por um racionamento que já tem afetados sobretudo o grande empreendimento agrícola,
O FONASC não vai votar uma resolução no CNRH que defina um valor tao pequeno
para os usuários como se eles fossem cidadãos insignificantes colocando-os na contabilidade dos grandes….Essa resolução vai gerar mais conflitos pois o conflito vai deixar de ser entre os grandes e vai envolver os pequenos na medida em que eles vão pagar o pato pelos exageros dos grandes produtores …Na verdade os grandes resolveram entre si suas disputas no Verde Grande em detrimento do FODAM-SE OS PEQUENOS .
Precisamos de dados ou de alguém da bacia que se interesse em avaliar os documentos que ora estamos discutindo .Pois não tem representação identificada com os interesses dos agricultores familiares. Veja no site onde depositamos os documentos que estão sendo analisados e avalie como pode contribuir ….acesse…
veja os links
http://fonasc-cbh.org.br/?wpfb_dl=479 – Res. ana
http://fonasc-cbh.org.br/?wpfb_dl=478 – Res. CBH Verde Grande
veja mais sobre o Rio verde grande –
ALERTA FONASC – CONSULTA PUBLICA – RIO VERDE GRANDE EM MG ESTÁ MORRENDO
1 comment on “FONASC AVALIA DEFINICAO DE PROPOSTA DE VALORES PARA OS USOS INSIGNIFICANTES NA BACIA DO RIO VERDE GRANDE”