FONASC MA- EDITORIAL – Indignação é o que o povo do Maranhão DEVE está sentindo com tantas falcatruas na gestão das SUAS  águas.

 

Indignação é o que o povo do Maranhão DEVE está sentindo com o cinismo dessas quadrilhas que reagem a limpeza necessária para preservar o interesse público. Imagine que esse pessoal que se diz referencia nacional e que não é, agora se apoiam nEsse expediente de troca de fofocas em blogs para denegrir quem tem que fazer o SERVIÇO LIMPO para honrar e dar dignidade para o povo e o Estado do Maranhão que HOJE  , graças a esses tipos ,  é objeto de sarcásmos e ridículo nas esferas nacionais por tanto deslize com a coisa pública ..Muito mais  por estas pessoas terem  perpetrado  GRAVE  OMISSÃO… e negligencia FACILMENTE E FARTAMENTE COMPROVADOS EM Denuncias que estão sendo investigadas pelo  ministério público federal ..Só por apenas um exemplo,  basta ver o parecer   constante nos links

http://fonasc-cbh.org.br/?p=11494   e outros

http://fonasc-cbh.org.br/?s=maranhao+

A sociedade civil organizada estará  firme e vigilante também no Governo Flávio  Dino para combater essas falcatruas, e olha que temos mais munição para quem sabe …colocar esses nostálgicos na cadeia por tanta omissão e submissão e  desrespeito ao interesse público e aos rios .Achamos que o Governo Dino está sendo muito condescendente com essas pessoas que se dizem  especialistas em recursos hídricos..pois os mesmos ainda se prestam a reagir contra as iniciativas soberanas do novo gestor para LIMPAR  a CASA …para poder governar..

Veja os documentos da recomendação

Recomendau00E7u00E3o MPF – PERH 1

Recomendau00E7u00E3o MPF-PERH 2

Recomendau00E7u00E3o MPF – PERH 3

Recomendau00E7u00E3o MPF – PERH 4

Recomendau00E7u00E3o MPF – PERH 5

Recomendau00E7u00E3o MPF – PERH 6

Recomendau00E7u00E3o MPF – PERH 6Recomendau00E7u00E3o MPF – PERH 7

Recomendau00E7u00E3o MPF-PERH 2Recomendau00E7u00E3o MPF – PERH 8

Esse é apenas um exemplo de fatos que estão indo a publico ..precisava ir mais a fundo pois  o governo teria todas as condições jurídicas para  extirpar esses agentes públicos coniventes com a improbidade   e desmando CONTRA O POVO E AS ÁGUAS DO MARANHÃO e QUE  agora querem aparecer de bonzinhos E ARREPENDIDOS RAIVOSOS…São milhões em recursos que são disponibilizados pelo governo Federal para a gestão ambiental no Estado e esses valores não são bem geridos.

Estamos sempre alertas em Brasilia e no MA para moralidade da coisa pública nas esferas de gestão das águas  em todo o país.

JOAO CLIMACO

CONSELHEIRO DO CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS

COORDENADOR DO FONASC CBH

FORUM NACIONAL DA SOCIEDADE CIVIL NOS CBHs

Entidade Representativa das org civis no CNRH E CERH MA

Brasilia DF

 

1 comment on “FONASC MA- EDITORIAL – Indignação é o que o povo do Maranhão DEVE está sentindo com tantas falcatruas na gestão das águas do Estado.

  1. MANIFESTO AOS NOVOS GESTORES E A SOCIEDADE MARANHENSE

    PELO RESGATE DA TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DO MARANHÃO

    QUANDO o ano se inicia, há sempre uma meta a ser alcançada. E um dos grandes desafios da nova gestão, frente à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), é o de rompimento com práticas nocivas como a de relegar a menor importância a gestão das políticas e dos bens públicos ambientais e sociais, assim como ações nefastas de falta de transparência, de moralidade e de impessoalidade continuem ferindo a Constituição e ao interesse público pela sustentabilidade ambiental.

    Tal prática tem sido tão perniciosa nos últimos anos que os espaços legítimos da governança das políticas públicas primordiais de qualquer gestão – como os conselhos, fóruns legítimos, onde pode ser exercitada a verdadeira democracia – se tornaram num ambiente hostil e reativo a fiscalização da sociedade, onde não há espaço para o respeito e, tão pouco, para um debate democrático de ideias e o exercício cívico dos cidadãos que cobram eficácia e eficiência na gestão dessas políticas.

    O espaço de gestão colegiada no Maranhão tornou-se um local de desrespeito, de quase imposição, de inabilidades e de incompetência. Isso é o que enfrentaram os membros da representação da sociedade civil nos debates e nas reuniões plenárias do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH) nos últimos cinco meses de 2014.

    O que se observou foi falta de conhecimento das legislações, escamoteamento de pautas importantes e agendas, convocatórias mal elaboradas, ofícios que não se respondem (ou demoram a ser respondidos) e tudo isso porque há um total despreparo em separar os papéis daquilo que é público e daquilo que é privado, a exemplo do que se viu na anterior gestão estadual de meio ambiente e de recursos hídricos que ao ser acionada por órgãos fiscalizadores e da justiça, compreendeu ser vítima de ataques como se fosse algo pessoal.

    Os pares da sociedade civil clamam por um ambiente mais sadio, onde as nossas dunas sejam respeitadas, áreas de mangues protegidas, leitos e margem de córregos preservados. Entretanto, o que se vê é o completo desrespeito às políticas ambientais, é a invasão de áreas de dunas e mangues para construções, aterro de córregos, feitos a luz do dia, dentre outros absurdos que só não ver quem não quer.

    Com este cenário, os atores das instâncias colegiadas precisam ser respeitados e vistos como exercendo uma função pública representativos de suas organizações/instituições devendo haver o respeito entre os pares e não imperar a hostilidade e o descaso pessoal a quem quer que seja pelo simples fato de discordar ou de invocar direitos que são assegurados à cidadania.

    Uma evidência de tal situação era a postura autocrática dos antigos dirigentes da SEMA em querer terminar o mandato passado, pautando resultados e decisões sem considerar questionamentos da representação da sociedade civil como a proposta para realização do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão (PERH/MA), que tem suscitado dúvidas desde o processo licitatório até aos primeiros produtos, além de outras condutas denunciadas pela representação da sociedade civil e dos alertas para não aprovação em plenário do novo Código de Florestas do Maranhão.

    Essa questão do PERH foi uma das principais lutas que a sociedade civil teve durante 2014, cumprindo desta forma com seus deveres regimentais e estatutários para garantir os princípios da impessoalidade, transparência e moralidade da gestão publica. Só dessa forma poderemos garantir a seguridade hídrica e o uso sustentável das águas maranhenses pelos próximos anos.

    Porém, um novo cenário, com novos atores eleitos no último pleito eleitoral de outubro de 2014, já sinalizam com ares de esperança para assegurar-se o uso sustentável dos recursos naturais. As organizações civis atuantes almejam mudanças de atitudes e condutas na gestão do Estado no âmbito das políticas públicas, em especial na gestão ambiental e de recursos hídricos. É com um sentimento cívico digno de respeito é que os demais membros e representantes dos Conselhos querem desejar as boas vindas a nova governança do Estado que já tomaram posse desde o inicio deste mês. Acreditamos e esperamos, que neste novo cenário político que se apresenta para os próximos quatro anos, que um bom planejamento a médio e longo prazo seja realizado, inclusive com campanhas educativas, pois, caso contrário, irá se vivenciar dias piores que a cidade de São Paulo.

    As representações sociais organizadas estarão sempre atuando de forma cooperativa e atenta, participando das discussões e trazendo as suas colaborações para assegurar o bom uso dos recursos hídricos e dos bens ambientais do povo do Estado do Maranhão, conclamando a todos os cidadãos e agentes públicos comprometidos à causa pública fundados na expectativa de que as políticas de meio ambiente e recursos hídricos sejam pautadas sob a égide dos princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e transparência nos termos da constituição e demais normativos da legislação brasileira. É isso que os membros da sociedade civil clamam: mais seriedade, respeito e transparência.

    Associação Camponesa – ACA

    Associação dos Geólogos do Maranhão – AGEMA

    Centro Educacional e Assistencial Aliança

    Centro de Ensino Médio e Profissionalizante do Maranhão – CEMP-MA

    Clube de Mães Santa Luzia

    Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-MA

    Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas – FONASC-CBH

    Instituto Educacional e Social Shalon

    Instituto Maranhense Educandário Betesda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *