Cartilha ilustrada busca despertar o olhar das comunidades tradicionais para os impactos do veneno em seu dia a dia.

O Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (FONASC.CBH) lança cartilha educativa “Era assim ou foi veneno? Nossos corpos e nossos territórios expostos aos agrotóxicos”, com objetivo de fortalecer as comunidades tradicionais no enfrentamento do problema da contaminação por agrotóxicos no Brasil. A publicação foi idealizada e realizada pelo projeto Impactos dos Agrotóxicos em comunidades de povos tradicionais em Mato Grosso do Sul – direitos à saúde ambiental e humana. Fernanda Savicki, uma das autoras e pesquisadora da FioCruz, ressalta que um dos desafios de se combater os impactos dos agrotóxicos no ambiente e na saúde das pessoas está na dificuldade de relacionar a causa ao dano. “Uma contaminação imediata ou aguda por agrotóxicos é mais fácil de identificar. Um vazamento de produtos tóxicos, por exemplo, pode causar a morte de plantas, peixes e animais ao redor. Contudo, não é muito fácil determinar se esta contaminação também é responsável pela diminuição da produção de frutas do pomar que está próxima ao terreno que sofreu a contaminação”, explica. Diante desta dificuldade surgiu a ideia de elaborar uma cartilha para que todos possam entender melhor as consequências do uso de agrotóxicos na saúde ambiental e humana. Segundo a pesquisadora, qualquer pessoa pode observar o seu entorno e identificar as mudanças nas plantas e animais, na água, no solo e na própria saúde. “A ideia é despertar esse olhar mais direcionado aos moradores das comunidades, porque eles vão saber melhor do que ninguém identificar as mudanças em seus territórios”.
A Cartilha é toda ilustrada e composta por seis capítulos que trazem informações sobre: vigilância em saúde ambiental, vigilância em saúde, caminhos e alternativas, como denunciar e informações sobre o projeto executor. “Esta é uma oportunidade que temos para disseminar importantes informações de forma objetiva para um público amplo e diverso. As comunidades participantes do projeto receberão a publicação impressa e a versão digital ficará disponibilizada para download”, explica Alexandra de Pinho, coordenadora do projeto e pesquisadora da UFMS.
“Nosso desejo é que essa cartilha fortaleça as comunidades na resistência e no enfrentamento do problema do uso extensivo de agrotóxicos no Brasil. Além disso, trata-se também de propor outra maneira de produzir alimentos, mais saudáveis, respeitando a conservação ambiental, a diversidade cultural, e os povos originários e as comunidades tradicionais e camponesas”, finaliza Alberto Feiden, pesquisador da Embrapa Pantanal.

Lançamento na 17ª Feira de Juti
O lançamento da cartilha impressa será feito durante a 17ª edição da Feira de Sementes Nativas e Crioulas e de Produtos Agroecológicos, realizada no município de Juti (MS). Com o tema “Novos tempos para a agricultura familiar e a agroecologia”, o evento que acontecerá entre os dias 21 e 23 de julho, tem como objetivo incentivar a agrobiodiversidade em comunidades rurais e indígenas, além de promover a produção de alimentos saudáveis e a segurança alimentar das famílias.


Sobre o projeto
O projeto Impactos dos agrotóxicos em comunidades de povos tradicionais em Mato Grosso do Sul – direitos à saúde ambiental e humana é executado pelo FONASC.CBH (Fórum Nacional da Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas), coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e tem como parceiros a Embrapa Pantanal, Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participam do projeto as comunidades: Retomada Indígena Guyraroka, localizada em Caarapó; Aldeia Jaguapiru, localizada na Reserva Indígena de Dourados; Comunidade Quilombola Dezidério Felipe de Oliveira, localizado na área rural de Dourados e o Centro de Capacitação e Pesquisa Geraldo Garcia (CEPEGE), do Assentamento Geraldo Garcia, localizado em Sidrolândia, Aldeia Cachoeirinha, de Miranda e Assentamento Ana Lúcia do município de Bonito.

Faça o download da Cartilha e compartilhe!

https://drive.google.com/file/d/1UbPsRkeKT_WUOc5KaLEWbNLTmHN_lkbn/view?usp=sharing