No dia 25 de janeiro o Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH) no Maranhão, representado por Thereza Christina, vice coordenadora nacional do Fonasc.CBH, participou da primeira reunião do ano da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão (CIEA). Os membros se reuniram em ambiente online e entre os temas tratados, a pauta da comunicação como elemento estratégico para as ações de Educação Ambiental, foi colocada, mais uma vez, pelo Fonasc.CBH.
O tema foi ratificado pelo Fonasc.CBH, que em diversas ocasiões tem expressado uma preocupação com o fato da Comissão não fazer uso dos instrumentos, ferramentas e ações estratégicas de comunicação para o trabalho de educação ambiental. A recondução foi proposta por se acreditar que houve avanços, contudo, a comissão deve avançar em outras frentes como o estudo do decreto
A última reunião do CIEA aconteceu em dezembro, onde os membros foram reconduzidos por mais um mandato.
Para Thereza Christina, o tema da recondução foi um ponto algo da reunião, por se entender que a CIEIA foi prejudicada nos últimos dois anos devido as consequências da pandemia.
“Nós realmente nem tivemos praticamente reuniões, e mais uma vez surgem, nesse cenário de momentos presenciais, problemas como a falta de pagamento das diárias para quem vem do interior participar, por exemplo. Foi muito
desgastante esse processo”, explica Thereza Christina que pontua ainda, a dificuldade em se dar andamentos a muitas questões. Uma problemática que se espera mudar.
Outro ponto tratado na reunião foram as Semanas Pedagógicas, e a reflexão sobre o cumprimento do plano até então. “Foi cumprido 100%? Por que cumprimos com dificuldades? O que aconteceu para não cumprirmos o restante do plano?”, foram questões levantadas durante a reunião para serem respondidas pelos participantes.
Sobre a comunicação, o tema foi retomado em uma perspectiva de se pensar em se usar parcerias com rádios educativas para se propor produtos de comunicação que tratem sobre a educação ambiental, na perspectiva de municiar os ouvintes ou o público, sobre a importância do tema ambiental no cotidiano. Temas como mudanças climáticas e outros assuntos diretos ou transversais que afeta o cidadão.
A proposta da comunicação deve ser retomada pelo grupo nas próximas reuniões, como carro chefe para que a coordenação recém reconduzida, siga com avanços mensuráveis.