BARRAGEM PEDRO MOURA JUNIOR BELO JARDIM (PE)

A BARRAGEM “PEDRO MOURA JUNIOR”  SITUADA NO MUNICIPIO DE BELO JARDIM NO RIO IPOJUCA (PE)   É UM CLARO EXEMPLO DE AUSENCIA DE GERENCIAMENTO E OMISSÃO DAS INSTÃNCIAS DE TOMADA DE DECISÃO QUANTO A GARANTIA DA SUA  CAPACIDADE FÍSICA , MANUTENÇÃO, REGULAGEM E CONTROLE  DE SUA VAZÃO COM VISTAS A  GARANTIA DO  USOS  MÚLTIPLOS DE SEU VOLUME HÍDRICO . TAL SITUAÇÃO TEM PROVOCADO IMPACTOS AMBIENTAIS E DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO NO RIO A JUSANTE DA MESMA COM CONSEQUENCIAS PARA  A POPULAÇÃO.

SITUADA A MONTANTE DOS MUNICIPIOS DE SÃO CAETANO TACAIBÓ E DE CARUARU , IMPORTANTE CIDADE DO AGRESTE DE PERNAMBUCO,TEM COMPORTADO VOLUME DE ÁGUA ALÉM DE SUA CAPACIDADE FÍSICA CONFORME RELATOS DOS HABITANTES LOCAIS . TEM  SEUS REGISTROS TRAVADOS LIBERANDO QUANTIDADE DE ÁGUA ÍNFIMA PARA GARANTIA DAS CONDIÇÕES ECOLÓGICA DE VIDA DO RIO  A JUSANTE , DECORREENDO  DAÍ IMPLICAÇÕES NAS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO DOS MUNICÍPIOS   E SALUBRIDADE AMBIENTAL DAS POPULAÇÕES . NÃO TEM  MANUTENÇÃO E SEMPRE HÁ  TRANSBORDAMENTO DE SUA LÃMINA DÁGUA POR OCASIÃO DAS  CHUVAS. 

OS USOS PRIORITÁRIOS DAS SUAS ÁGUAS ATUALMENTE TEM SIDO PARA LAZER NO LAGO QUE ELA FORMA , PRIVILEGIANDO MELHORES CONDIÇÕES DE DISPONIBILIDADE HÍDRICAS PARA POUCAS   GRANDES PROPRIEDADES QUE SE FIRMARAM NAS SUAS MARGENS COM USOS ECONOMICO INTENSIVO  SEM OUTORGAS E DEMAIS INSTRUMENTOS DE GESTÃO SENDO ADOTADOS. TAL SITUAÇÃO TEM SIDO DENUNCIADA E INFORMADA CONSTANTEMENTE AS AUTORIDADES DE TODOS OS NÍVEIS DE TOMADA DE DECISÃO PELA REPRESENTAÇÃO DO FONASC-CBH  NO ESTADO  .

NESTE MES DE JANEIRO O FONASC-CBH E REITERA NOSSO PEDIDO  E REIVINDICAÇÃO  AS AUTORIDADES DO ESTADO DE PERNAMBUCO PARA AS PROVIDENCIAS NECESSÁRIAS QUANTO A INFORMAÇÃO,O CUMPRIMENTO DA SEGURANÇA DE TODA A POPULAÇÃO A JUSANTE  COM  O RESPEITO Á  LEGISLAÇÃO PERTINENTE.

FOTOS 1

FOTOS II

blogs

Vídeo

RECENTES